Hannah Arendt
Por: marirs • 7/4/2015 • Tese • 344 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
O texto de Hannah Arendt “SERÁ QUE A POLÍTICA AINDA TEM DE ALGUM MODO UM SENTIDO?” .Aborda qual a finalidade da política e seu valor. A princípio o seu sentido seria o esclarecimento, visto como esclarecimento que leva á liberdade. Porém as experiências atuais sobre política afastam cada vez mas o interesse e a participação dos indivíduos em sua pratica, tornando-a como imposta ou manipulada .
Em tempos passados a política era vista como instrumento de libertação, haja vista que no século XIX o pensamento liberalista que é uma doutrina política-econômica , fazia a proposta de que o progresso da humanidade seria possível apenas, com a liberdade; Civil, Econômica e de Consciência.
Tendo em vista que a política ; um instrumento de liberdade, ou seja que deixa o cidadão livre de qualquer preceito para suas escolhas, e não o faz, Hannah Arendt faz uso do idealismo de Kant, para ilustrar que o homem é prisioneiro de sua própria incapacidade de escolha. Ficando assim refém do que seria a imposição da política feita por outros, no qual o próprio homem enquanto cidadão, retira de si a responsabilidade de escolha e a delega a outros, que tem por finalidade “representar a si e seus interesses”.
Já que o único meio para a liberdade seria a política, deveria ser do interesse coletivo a participação em suas ações, sendo que o resultado das mesmas interferem diretamente, na vida do homem. Porém o cidadão tem uma atitude passiva a cerca dos mandos e desmandos que rodeiam a política.
Hannah Arendt ainda coloca, que a participação consciente na política, representa um milagre, sendo algo quase que inexplicável e pouco visto. Porém segundo a autora, enquanto o homem puder “agir” ou tiver vontade de participar das escolhas feitas no que diz respeito a sua vida, pode-se esperar um milagre, ou uma participação mas efetiva na política.
...