Infanticídio Infantil
Por: danielenasc • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Universidade Paulista
Unip
Infanticídio
São Paulo- SP
2013
Infanticídio Indígena
Pré – projeto apresentado na Disciplina Metodologia Cientifica como requisito básico para a apresentação do trabalho de conclusão de curso de Direito.
Orientador: Antônio Firmino Jr.
São Paulo – SP
2013
SUMÁRIO
1. Introdução – tema e problematização................................................ 4
2. Justificação......................................................................................... 5
3. Objetos............................................................................................... 6
4.1. Geral....................................................................................... 6
4.2. Específicos............................................................................. 6
4. Referencial teórico............................................................................. 7
5. Metodologia de pesquisa................................................................... 10
6. Cronograma....................................................................................... 11
7. Referencias........................................................................................ 12
Introdução
A Sociedade brasileira nasceu do resultado de um processo de miscigenação cultural durante seus cinco séculos. Surgiu assim uma sociedade com um perfil que mistura etnias, cores e religiões diversas. Uma grande parte da sociedade indígena, já presente no país antes de seu descobrimento, permaneceu exilada das
diversas transformações que construíram nossa diversificada sociedade. Os indígenas representam um grande símbolo cultural, tendo em vista que conservam até os dias de hoje uma grande parte de suas crenças e costumes milenares.
A pratica do infanticídio que consiste numa pratica cultural pode ser encontrada em algumas etnias, como dos Suruwahás, Lanomâmis, Kamaiurás
Justificação
Os índios buscavam a solução de seus conflitos através do talião (retaliação castigo igual à culpa) , nas regras indígenas não havia tutela à vida, tornando a pratica do infanticídio indiferente , revelando um costume da época.
Atualmente no Brasil vivem cerca de 820 mil índios nas aldeias.
Cada comunidade indígena representa civilizações autônomas e com característica culturais , políticas e sociais próprias. A pratica do infanticídio nas tribos brasileiras, é uma tradição milenar, e a pratica é resumida ao homicídio de crianças sob a justificativa de preservação cultural,ou seja sacrifício de vidas em nome de crenças tribais.A morte das crianças ocorrem por uma série de motivos, entre eles: o nascimento de crianças gêmeas , os filhos de mães solteiras e ainda caso de crianças nascidas com deficiências mentais ou físicas, pois acreditavam que poderiam amaldiçoar a tribo.
Esses atos são costumes que se originaram nas tribos, e essas crianças impediriam o funcionamento normal da comunidade, já que elas não teriam capacidades para os afazeres corriqueiros como a pesca e a caça e não teriam condições de serem bons guerreiros.
Objetivos
Eles matavam, pela busca da pureza na tribo, essas mortes eram
causadas por variadas praticas tais como asfixia causada pelo enterro da criança ou com a utilização de armas.
Geral
A quantidade de índios mortos por infanticídio no país é uma incógnita. Nos dados da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sobre mortalidade infantil indígena, esse número aparece somado a óbitos causados por "lesões, envenenamento e outras consequências de causas externas". Esse grupo responde por 0,4% do total das mortes de menores de um ano de idade, segundo os últimos dados disponíveis da Funasa, de 2006.
...