Liberdade Provisória sem Fiança
Por: Italo Bezerra • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ARACAJU/SE
Inquérito nº _______________
JUNIOR DOS SANTOS, brasileiro, estado civil, RG nº ____, CPF nº ____, residente e domiciliado na Rua _______________, por meio de seu advogado infra-assinado, mediante Procuração em anexo, vem à presença de Vossa Excelência, respeitosamente, requerer a concessão de
LIBERDADE PROVISÓRIA SEM FIANÇA
Nos termos do artigo 310, parágrafo único, CPP c/c artigo 5º, inciso LXVI da Constituição Federal, pelos fatos e fundamentos seguintes.
- DOS FATOS
No dia ___, do mês ____ do ano de 2016, por volta das ____h, o requerente foi surpreendido e preso em flagrante por agentes policiais do 1º DP da Capital, enquanto, supostamente, praticava atos de vandalismo contra propriedade particular. Tais ações teriam como alvo, propriedade de seu ex-patrão, o Senhor Cláudio Barbosa, que por conta dos atos do indiciado teria sido prejudicado em R$ 10.000,00(dez mil reais).
Tendo sido autuado em flagrante delito como incurso nas penas do artigo 163, parágrafo único, IV, Código Penal.
- DOS FUNDAMENTOS
Conforme disposição do artigo 310, III, CPP:
“Art. 310- Ao receber o Auto de prisão em flagrante, o juiz deverá fundamentadamente:
(...)
III-conceder liberdade provisória com ou sem fiança.”
Mediante análise dos fatos, entendemos não estarem presentes os requisitos para a manutenção da prisão preventiva elencados no artigo 312, CPP.
Analisando-se os autos se percebe que o requerente é pessoa primária com bons antecedentes, tem residência fixa nesta Comarca, bem como possui vínculo empregatício e familiar, concluindo-se, portanto que não oferece riscos para a ordem pública ou inconveniente à persecução penal.
Disciplina ainda o artigo 319, CPP, diversas medidas cautelares diversas da prisão, podendo serem aplicadas tais medidas para hipóteses semelhantes ao caso em análise.
- DOS PEDIDOS
Ante todo o exposto, requer de Vossa Excelência:
- Concessão de liberdade provisória sem fiança, depois de oitiva do ilustre membro do Ministério Público, mediante assinatura de Termo de comparecimento a todos os atos do processo a que for intimado.
- Requer, outrossim, a expedição do competente alvará de soltura para o cumprimento imediato pela autoridade policial que mantém o indiciado sob custódia.
Termos em que pede e espera deferimento.
Aracaju, 19 de setembro de 2016.
Advogado-OAB/SE_________
...