MODELO DE PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
Por: Lindimar Lopes • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 535 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA VARA DO TRABALHO DE ...
FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seu advogado, que a esta subscreve, mandato anexo, vem, com a devida vênia e costumeiro respeito à presença de V. Exa., propor
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
Em face de (qualificação empresa), pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:
Primeiramente, informa o reclamante, que não há Comissão de Conciliação Prévia instituída na reclamada, e tendo em vista o princípio da economia processual e da celeridade da Justiça, somado ao art. 5º, Inciso XXXV da Constituição Federal, que assegura: “A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito”.
Corroborado com o art. 114, da Carta Magna, que garante a apreciação da Justiça do Trabalho na conciliação e julgamento de dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores. Concluindo-se, no entanto, ser a Lei 9.958/00, inconstitucional.
Ante o exposto, é legítima a presença do reclamante perante essa Justiça Especializada, mesmo sem o termo de conciliação prévia negativo, requerendo a V. Exa., o recebimento e regular processamento da presente demanda para que surtam seus efeitos, bem como a designação de audiência, uma vez que qualquer proposta de acordo será analisada na data oportuna.
Pretende provar o alegado, por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal da reclamada, desde já requerido, oitiva de testemunhas, vistorias, perícia, juntada de novos documentos e o que se fizer necessário, para o deslinde do feito.
Para efeito legal, dá-se a causa o valor de R$ ...
Termos em que,
P. Deferimento.
Pede deferimento
Local e data
Advogado
OAB n°
...