Negação: Mecanismo de Defesa do Ego
Por: anaaliceex • 29/5/2022 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
FACULDADE FRASSINETI DO RECIFE
PSICOLOGIA JURÍDICA
DIREITO 2021.1
ANA ALICE RODRIGUES DA SILVA CAMPOS
GISELLY CONCEIÇÃO DOS SANTOS
MARIA FERNANDA MATOS DA CRUZ
NEGAÇÃO:
Mecanismo de defesa do ego
Recife
2022
SUMÁRIO:
1. Conceito…………..………………………………….……….……………….....……………...3
2. Mecanismos de utilização……………………………………………………………………...3
3. Vantagens………………………………………………………………………………………..3
4. Desvantagens……………………………………………………………………………………4
5. Referências bibliográficas……………………………………….……………………………..5
2
1. Conceito:
A negação é um mecanismo de defesa comumente utilizado para negar a verdade ou realidade, tentando evitar sentimentos como a dor, ansiedade ou qualquer outro que cause desconforto. Ocorre quando o indivíduo não é capaz de aceitar um fato vivido, como se tais acontecimentos fossem “retirados” da memória. De acordo com “ A Negação”, escrito por Freud, pai da psicanálise e desenvolvedor da teoria, “a negação é a tomada de conhecimento do que foi reprimido”.
Ela pode ser dividida em duas partes: negação completa e negação consciente. Na completa, a negação é totalmente inconsciente; já na consciente, como já diz o próprio nome, é quando o indivíduo já está ciente do fato, mas faz “vista grossa” para continuar evitando a realidade
Portanto, a negação tem a capacidade de negar partes da realidade que não são agradáveis, pela fantasia de satisfação dos desejos ou pelo comportamento. Assim, a negação pode ser pontual ou se tornar sistêmica e combinar uma sequência para a criação de um mundo paralelo.
2. Mecanismo de Utilização:
Muitos psicanalistas contemporâneos tratam a negação como o primeiro estágio de um ciclo de enfrentamento. Então, ela vai ser utilizada a partir do momento que a pessoa passa por alguma experiência traumática ou indesejada; o primeiro impulso de negar o ocorrido, não aceitando que realmente aconteceu, vai se iniciar o processo de enfrentamento, onde a pessoa irá proteger seu ego de qualquer desconforto.
O indivíduo vai passar a utilizá-lo para criar teorias e cenas falsas a fim de se enganar e acreditar que o fato não aconteceu; e consequentemente não vai enfrentar o sofrimento de cara, nem muito menos irá ter o trabalho de superá-lo. Lidando com isso como se tivesse sido um pesadelo que não passou de coisa da sua cabeça, negando para sí mesmo a cada dia que se passa até chegar num ponto que vai acreditar no que tanto afirma, tornando aquilo como sua verdade absoluta.
3. Vantagens:
Como se trata de um mecanismo de defesa que entra em conflito com o inconsciente, até um certo período pode ser considerado uma vantagem para o ser humano. A negação evita sensações de desprazer e situações que são conscientemente intoleráveis, servindo como uma válvula de escape para a pessoa que se encontra em um momento de sofrimento, preservando sua coesão mental e dando à mente uma oportunidade de elaborar formas de se adaptar ao momento.
Em caso de traumas ou tragédias, por exemplo, o seu uso fornece tempo para processar as informações e ter mais facilidade para enfrentar o ocorrido. Também em situações que envolvam um grande estresse, evita, no momento, que a pessoa entre em estado de pânico ou numa crise de ansiedade.
...