O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Por: buruburu • 4/6/2020 • Dissertação • 5.564 Palavras (23 Páginas) • 229 Visualizações
PRISCILA ANTONIA LUCAS FRANÇA
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
________________________________________________________________
Santo André
2020
PRISCILA ANTONIA LUCAS FRANÇA
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Direito.
BANCA EXAMINADORA
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Santo André, de Junho de 2020
________________________________________________________________
Santo André 2020
FRANÇA, Priscila Antonia Lucas. ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: .2020. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Anhanguera, Santo André, 2020.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é abordar e compartilhar especificamente a consequência psicológica e delituosa abordando o assédio moral sofrido no local de trabalho sob a visão histórica e na atualidade .O assédio moral está presente em muitas situações na vida diária de uma pessoa, incluindo no ambiente que teoricamente deveria ser seguro e protegido como o trabalho. Mesmo com divulgação de informações sobre o assunto, é grande a existência de casos de abuso nas relações de trabalho. A cada minuto sofrem assédio moral diversas pessoas no exercício de suas funções, o empregado é exposto ao sofrimento as vezes violento, constrangedor, irritante e humilhante do seu superior ou mesmo até colegas de trabalho, trazendo grandes danos psicológicos para a vítima, interferindo no ambiente de trabalho, na vida familiar e social.
Palavras-chave: Consequência; Assédio moral; Ambiente de Trabalho.
FRANÇA, Priscila Antonia Lucas. MORAL HARASSMENT AT WORK .2020. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Direito – Universidade Anhanguera, Santo André, 2020.
ABSTRACT
The objective of this work is to specifically address and share the psychological and criminal consequence by addressing the moral harassment suffered in the workplace under the historical view and today. Moral harassment is present in many situations in a person's daily life, including in the environment that theoretically it should be safe and protected like work. Even with the dissemination of information on the subject, there are many cases of abuse in labor relations. Every minute several people suffer moral harassment in the performance of their duties, the employee is exposed to the sometimes violent, embarrassing, irritating and humiliating suffering of his superior or even co-workers, causing great psychological damage to the victim, interfering in the environment work, family and social life.
Key-words:Consequence; Bullying; Desktop.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................
2 ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO....................................
3 AS CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL NA SAÚDE
DO TRABALHADOR............................................................ 4 ASSÉDIO MORAL NO SISTEMA JURÍDICO........................
REFERÊNCIAS..................................................................
Recomendo que você faça um comparativo entre o seu trabalho e o modelo disponibilizado no AVA, para que não seja esquecido nenhum requisito obrigatório! Ademais, ele está formatado nas normas da ABNT.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar o assédio moral no contexto histórico atual e determinar a lenta apreciação global do trabalho , seus fundamentos jurídicos demonstrando a relação empregado e empregador no ambiente de trabalho.
Seguindo as diretrizes metodológicas de ALKIMIN (2013), o presente estudo foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica vem da literatura com artigos devidamente publicados que abordem o trabalho, emprego, subordinação e intimidação no trabalho, respaldadas pela análise das leis relevante para o assunto na composição do texto, foram utilizados os dados do relatório como em : Assédio Moral nas Relações de Trabalho entre outros que serão citados
A pesquisa também mostra que a legislação trabalhista nasce como como uma reação no cenário apresentado pela Revolução Industrial, com a crescente e incontrolável exploração desumana do trabalho.A sistematização e consolidação das leis em um único texto (CLT) integrou os trabalhadores no círculo dos direitos mínimos e fundamentais para uma sobrevivência decente.
Além disso, forneceu a todos o conhecimento global dos direitos trabalhistas, interessados principalmente em empregados e empregadores.Também mostra que a legislação trabalhista sempre mudou para tentar adaptar-se as realidades econômicas e sociais da época , sem esquecer da imagem do trabalhador que deve ser protegido. Por isso, foram concedidas várias denominações à Lei do Trabalho em todo país , legislações industriais e do trabalho, Direitos do trabalho e social.
Assim, o direito do trabalho continua preocupado principalmente com o trabalhador subordinado, relação de trabalho e excepcionalmente com as outras relações de trabalho sujeitas as normas trabalhistas.
...