O Assédio Moral no Trabalho
Por: Vinipassei • 5/9/2018 • Dissertação • 523 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Nome: ___________________________________________________________
Data: 05/09/18
O acaso favorece a mente conectada. Steven Johnson.
Bom trabalho!
ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIADE
- Atividade individual.
- A atividade tem como referência os textos: Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada e Assédio Moral: seus impactos para os trabalhadores assediados e para os empregadores no Brasil. Logo, a resposta deve ser pautada nos mesmos.
- Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de 30 linhas será desconsiderado. Também será desconsiderado o texto que não apresentar a extensão mínima de 15 linhas.
QUESTÃO
Redija um texto dissertativo sobre Assédio Moral no Trabalho baseado nos textos indicados. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- o que é assédio moral no trabalho;
- o que não é assédio moral no trabalho;
- formas de reconhecer o assédio moral no trabalho;
- principais consequências;
- como agir e denunciar;
- legislação nacional sobre assédio moral no trabalho.
AGRESSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
O assédio moral ou violência moral no trabalho não é algo novo, podemos dizer, que é tão antigo quanto o trabalho. Porém, ainda sim no século XXI são inúmeros casos que acontecem no mundo inteiro. Atualmente, processos judiciais que envolvem assédio moral estão cada vez mais presentes na Justiça do Trabalho. No Brasil, alguns projetos de lei estão em debate. No entanto, é preciso aprofundar os estudos sobre o assunto, uma vez que envolvem outras áreas do conhecimento humano, em especial, as que dizem respeito às relações interpessoais no trabalho
Para entendermos melhor, temos que ter esclarecido em nossas mentes que, o assédio moral no trabalho, é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e por um período grande de tempo, durante o exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias entre chefes e empregados, em que se destacam condutas negativas e relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais empregados, causando um dano emocional na vítima, forçando-o muitas vezes a desistir do emprego. Também precisamos entender que para trazer um ambiente digno de trabalho e livre desse assédio, os empregadores devem proporcionar aos empregados, um ambiente digno, sem abuso de poder, tratando seu funcionário com máximo respeito.
Existem algumas formas de se identificar esse ato, e ao presenciar ou sofrer algumas dessas formas que citarei, se for em uma única vez, busque orientar o agressor, pois talvez ele próprio não saiba que cometeu tal delito, caso aja reincidência, documente detalhadamente as agressões e apresente ao setor de recursos humanos de sua empresa. Se constatado realmente o delito, de acordo com o a constituição federal de 1988, o agressor poderá ser demitido por justa causa, e condenado a pagar indenizações por danos morais e até materiais ao agredido.
...