O Crime Criminalística
Por: simoneg1234 • 11/10/2018 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Sempre que um crime ocorre, há evidências deixadas no local, área onde o fato delituoso ocorreu. Este local apresenta todas as características da prática delituosa, por isso sua preservação e conservação é de suma importância.
Considera-se evidência qualquer vestígio produzido no momento da execução do crime, podendo ser desde objetos grandes, ou microscópicos. A evidência material tem um papel fundamental para desvendar um ato delituoso. Assim, para garantir o valor da evidência, evitando que se perca, utiliza-se a cadeia de custódia, que configura como o procedimento de documentação cuidadosa e cronológica da evidência material em ligação com à infração penal.
Outro fator importante para a preservação do local do crime se dá pelo first responder, termo que refere às primeiras pessoas que terão contato com o local do fato delituoso, sendo responsável por manter a sua integridade e preservar as evidências. Normalmente são profissionais da segurança pública, mas pode ser um bombeiro, guardas municipais, entre outros. É de suma importância que estes profissionais sejam treinados para a melhor preservação do local.
Os profissionais que trabalham em locais de crime tem que
obrigações éticas do pessoal que trabalha em locais de crime. Esses códigos geralmente reforçam a importância de atuar com precaução e profissionalismo (conforme a diligência), objetividade (“trate a evidência considerando o que ela mostra e não o que você acha que ela mostra”), mente aberta e imparcialidade (“você pode não ser independente da polícia, mas você é imparcial”). Se houver algum conflito entre a preservação da evidência e a possibilidade de salvar uma vida humana, é sempre dada prioridade aos cuidados de emergência médica. Códigos de conduta também são direcionados para a necessidade do respeito ao indivíduo e à sua dignidade humana na análise e no recolhimento de evidências materiais de corpos vivos ou mortos, bem como para a privacidade da vítima. Isto inclui o controle e gestão dos meios de comunicação.
...