O DIREITO PENAL
Por: Jessica Mariano • 5/5/2020 • Projeto de pesquisa • 337 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por finalidade tratar do assunto filiação sócioafetiva, procurando elucidar como o afeto pode alterar questões jurídicas e determinar novos conceitos de família e da multiparentalidade, aprofundando-se na analise do panorama jurídico atual.
A filiação pode ser determina por duas maneiras, por vias biológicas ou por adoção, contudo o afeto também tem sido determinante para alterar o conceito de família
O instituto família sofreu grande evolução ao longo do tempo antigamente se tinha uma concepção de família completamente restritiva, porem com a evolução e os vários tipos de famílias diferentes nosso ordenamento passou a ter uma maior flexibilidade no que concerne o assunto.
2- OBJETO
O trabalho tem como base demonstrar através de pesquisas doutrinas e casos concretos que a muito esta ocorrendo a flexibilização do sistema familiar, através do reconhecimento do valor jurídico do afeto, enquanto fator relevante da composição familiar, e fundamento basilar de uma relação de parentesco.
3- JUSTIFICATIVA
O motivo da escolha to tema ocorreu em primeiro plano pelo grande interesse em trabalhar com direito de família e por ser um tema de grande relevância jurídica e social.
Também por que durante meu estagio em um escritório de advocacia me deparei com vários casos similares que tiveram desfechos diversos, sentido que o assunto ainda não tem uma visão uniformizada, o trabalho pode contribuir para uma discussão maior sobre o assunto e tratara um aprendizado sobre um tema ainda controverso.
4- REFERÊNCIA
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: direito de família. 28. ed. v.5. Sao Paulo: Saraiva, 2013.
https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9204/Filiacao-socioafetiva-e-a-multiparentalidade 27/03/2020
...