TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Internacional Privado

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Curso: DIREITO

Professor: JOÃO BATISTA DA SILVA

Nome do aluno:

Data: 22.05.2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão Única [Peso 10]

Leia o artigo < Direito internacional privado e o direito transnacional: entre a unificação e a anarquia >, de André de Carvalho Ramos (disponível na Midiateca).

Feito isto, produza uma RESENHA CRÍTICA, tendo por base o roteiro de Sandra Viana (COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA), também disponível na Midiateca.

RESENHA CRÍTICA: Direito internacional privado e o direito transnacional: entre a unificação e a anarquia, André de Carvalho Ramos.

O Artigo, objeto da presente resenha crítica, trata sobre o direito internacional privado (DIPr) e o direito transnacional, e a relação entre eles.

O Autor explica que o direito internacional privado visa a garantia da aplicação da lei, definindo jurisdições e cooperações internacionais, sempre observando os princípios tradicionais. Já o direito transnacional é a unificação de normas privadas que visam a autonomia da vontade das partes e a redução de regulamentações, por conta destas diferenças surgem dois tipos de relação entre os institutos jurídicos.

Uma das relações gera a cooperação entre as normas e a outra causa conflito, essas formas de relação foram denominadas pelo autor como “abordagem de unificação” e “abordagem anárquica”, respectivamente.

A primeira forma é harmônica e busca principalmente a preservação de princípios, como o da segurança jurídica e autonomia da vontade das partes. A segunda, relação Anárquica, busca a ampliação da autonomia privada das partes, se opondo a regulamentações e não se importando com os valores tradicionais do direito internacional privado, o que causa conflito.

o Autor cita a internet como principal exemplo, por ser difícil aplicar algum tipo de controle, já que não se sujeita, de forma fixa, a nenhuma jurisdição no que tange ao quesito de territorialidade, uma vez que os dados são armazenados em locais que fogem da alçada do direito internacional privado.

Portando, o artigo analisado, busca esclarecer um conflito entre institutos jurídicos e explicar as causas geradoras deste, o que foi feito com excelência. Além disso tratou sobre os obstáculos enfrentados pelos institutos no que tange ao controle da rede.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com