TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Penal

Por:   •  1/11/2021  •  Tese  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

Considera-se violência contra a mulher todo é qualquer ato que resulte em lesão física, psicológica, sexual ou em morte de uma mulher, isso pode ocorrer tanto na esfera privada como na esfera pública. As vezes podemos considerar como crime de ódio, por que esse tipo de violência visa um grupo específico, com a vitima sendo do gênero feminino e elas sofrem justamente por esse motivo. Esse  tipo de violência acontece baseada no gênero, isso significa que os atos de violência contra as mulheres, acontecem expressamente por que são mulheres.

Podemos considerar a história da violência contra a mulher muito vaga na literatura científica, isso por que em parte muitos tipos de violência contra as mulheres, não são notificados, até hoje falta dados confiáveis e contínuos, isso é um obstáculo, pois não temos uma imagem clara da violência que ocorre contra as mulheres

Mesmo que a violência contra a mulher seja difícil de termos os dados corretos, podemos considerar que grande parte da violência foi aceita, tolerada e podemos dizer que foi ate sancionada. Como exemplos podemos citar a cultura romana que antigamente o homem ganhou o poder de castigar suas esposas até a morte. Outro exemplo a ser citado é a queima de bruxas, que ocorreu e foi tolerada tanto pelo estado com pela igreja.

O histórico de violência contra a mulher esta interligado com a visão histórica que as mulheres eram propriedade dos homens e possuíam um papel de subserviência de gênero.

Segundo a ONU, "não há uma região do mundo, nenhum país e nenhuma cultura em que a liberdade das mulheres da violência tenha sido assegurada".[10] Diversas maneiras  de violência são mais prevalentes em certas partes do mundo, muitas vezes em países em desenvolvimento. No fim do século XX e no início do século XXI, ocorreu uma maior preocupação nas pesquisar para conscientizar e defender a prevenção de todos os tipos de violência contra a mulher.A violência contra mulher é quase sempre enquadrada como um questão de saúde, e também como uma violação dos direitos humanos. Os atos de violência contra a mulher, geralmente não ocorrem em somente em um episodio, mas estão em curso ao longo do tempo, quase que sempre a violência contra a mulher é perpetrada por alguém que a mulher conhece e não por um estranho. Foi feita uma pesquisa que alega com provas convincentes de que a violência contra a mulher é um problema grave e generalizado em todo o mundo e possui efeitos devastadores sobre o bem- estar e sobre a saúde das  mulheres e das crianças.

Segundo um artigo no Health and Human Rights Journals, a questão da violência contra as mulheres ainda "continua sendo uma das formas mais difundidas de violações dos direitos humanos em todo o mundo."[25]  A mulher pode sofrer violência nas esferas públicas e privadas e em qualquer momento de sua vida. Diversas mulheres são amedrontadas com  ameaças de violência, isso acaba por influenciar  essencialmente sua vida, acabam sendo impedidas de exercer seus direitos humanos, temem em contribuir socialmente, economicamente e politicamente para o desenvolvimento de suas comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com