O Direito Penal
Por: Escanor Sousa • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FESG -
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA
CURSO DE DIREITO |
ALUNO(a):_________________________________________________________________________________ CURSO: DIREITO PERÍODO: 3º Período TURMA: ____ PROFESSORA: DISCIPLINA: Direito Penal II NOTA DO TRABALHO: 1,0 NOTA OBTIDA: _______________ |
INSTRUÇÕES:
O trabalho deverá ser manuscrito e escrito à caneta.
O trabalho não deve ultrapassar 03 (três) laudas.
O trabalho deverá ser autoral. Citações devem ser referenciadas
1. Quem era Cesare Beccaria e qual a importância de sua obra para a construção do Direito Penal Moderno? (0,1 pt)
2. “Para que uma pena produza o seu efeito, basta que o mal que ela mesmo inflige exceda o bem que nasce do delito.” (BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. p. 92-93)”
Compare a avaliação do autor com as teorias da função da pena e informe a qual se refere. (0,1 pt)
3. “ “À medida que os suplícios se tornam mais cruéis, a alma, semelhante aos fluidos que se põem sempre ao nível dos objetos que os cercam, endurece-se pelo espetáculo renovado da barbárie. A gente se habitua aos suplícios horríveis; e, depois de cem anos de crueldades multiplicadas, as paixões, sempre ativas, são menos refreadas pela roda e pela força do que antes o eram pela prisão. Para que o castigo produza o efeito que dele se deve esperar, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime. Devem contar-se ainda como parte do castigo os terrores que precedem a execução e a perda das vantagens que o crime devia produzir. Toda severidade que ultrapasse os limites se torna supérflua e, por conseguinte, tirânica.”.
Analise a frase acima a partir dos princípios da teoria da pena. (0,2 pt)
4. Como base no livro “Dos Delitos e das Penas”, responda no que se originam as penas e no que se baseia o direito de punir. (0,4 pt)
5. O autor se mostra contrário à pena de morte. Quais os argumentos desenvolvidos para sustentar a sua posição? (0,2 pt)
...