TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Processual Penal

Por:   •  29/11/2016  •  Seminário  •  44.488 Palavras (178 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 178

CADERNO PROCESSO PENAL II

Júlia Paiva Kirchermair – Professor Cristiano Ávila

Juiz de Fora - 2016

 CADERNO PROCESSO PENAL II

  • Conteúdo: - Das provas

               - Prisão e liberdade

                - Procedimento do CPP

  • Avaliação: 28/10/2016 -> das provas

       15/12/2016 -> prisão, liberdade e procedimento

MATÉRIA DA PRIMEIRA PROVA   (até a página 86 – dia 23/10: parei na página 62) 

DAS PROVAS:

  • Introdução:

→ O ser humano, em dado momento, em virtude de suas necessidades sociais, começou a se aglutinar em grupos, criando, para tanto, regras de convivência. Para evitar o descumprimento dessas regras de conduta, criou-se, ainda, as sanções, havendo, portanto, um sistema organizado.

→ Historicamente não tínhamos um critério de avaliação das condutas, mas com o passar do tempo às pessoas passaram a se agrupar para sobreviver e fazer evoluir a raça humana. Foi necessário estabelecer respeito e regras as condutas humanas: estabelecimento de direitos e deveres. A partir de então passamos a traçar regras de condutas: o que pode e o que não pode ser feito. Ex: matar, roubar, violam regras.

→ Para que essas regras fossem respeitadas foi necessário traçar os preceitos e as respectivas sanções estabelecidas pela sociedade, pelo grupo. Assim, a regra passará a ser cumprida porque as pessoas não querem sofrer as sanções.

→ Regras para convívio humano em sociedade.

→ Atualmente, o Estado é o responsável por aplicar essas regras ao caso concreto, já que ele detém o monopólio da jurisdição. Para que ele possa realizar a aplicação da sanção de forma justa é necessária à  observância das regras processuais. Ademais, deve-se apurar o que é mais adequado para se chegar à solução do caso concreto, de forma que o juiz verifique a realidade dos fatos. Isso é feito por meio das provas que buscam o convencimento do julgador acerca da melhor solução do caso.

→ Para que possamos aplicar as sanções o processo é necessário e fundamental. Tem que ter processo, por mais evidente e clara que seja a conduta praticada, até porque é necessário o contraditório, ampla defesa.

→ É necessária a realização do processo para que a justiça seja executada na justa medida da punição. Assim como temos regras de conduta, fez- se necessário estipulação de regas no processo.

→ Atualmente temos um sistema de regramento processual mais avançado, com regras estabelecidas desde o início ao final do processo para que possamos fornecer ao juiz o conhecimento mais aproximado dos fatos. NÃO EXISTE VERDADE REAL: por mais que tentemos somente será possível à verdade aproximada dos fatos. Além disso, a verdade será aquela que surge no processo e não exatamente como ocorrerem os fatos sendo, portanto, formal. Além disso, cada pessoa tem a sua verdade, uma vez que cada um vê os fatos da sua maneira. Ademais, a influência da vida pessoal de cada julgador faz com que as coisas modifiquem.

- No surgimento do processo existiam provas irracionais, tomadas sob o instinto, sob a vontade da divindade. Atualmente, com a evolução da sociedade, chegamos a meios de provas mais técnicos, mais racionais, feito através da avaliação de objetos, da oitiva de testemunhas. Percebe-se, assim, que o nosso sistema probatório nos proporciona uma forma de colheita de provas mais civilizada.

→ Cada um de nós temos uma visão diferenciada: a verdade real não existe. Ninguém consegue ver as mesmas coisas de forma igual, as pessoas encaram a realidade de forma diferente.  

→ Como então apurar a verdade mais aproximada para que possa chegar a um julgamento justo? Através das PROVAS.

  • Definição

→ O que é prova? Nada mais é do que o mecanismo utilizado para trazer ao conhecimento do juiz a realidade dos fatos, a forma realizada para proporcionar aos interessados e ao juiz, o conhecimento e convencimento ou não do juiz acerca da realidade dos fatos, da procedência ou improcedência de uma alegação. Assim, é o mecanismo utilizado para proporcionar o conhecimento da verdade mais aproximada dos fatos, serve para trazer ao juiz, informar o juiz e a partir delas formar a convicção deste. Conhecimento pelo juiz da realidade dos fatos, do convencimento de uma alegação.

- Assim, temos as regras de conduta que devem ser respeitadas e quem não respeita deve ser submetida a uma sanção, sendo essencial o processo para que aquele que está sendo acusado de violação a uma norma de conduta, se defenda.

→ Vamos ter que levar ao juiz tudo que estiver em mãos para formação de seu convencimento, da forma mais justa possível.

  • Finalidade

→ Meios aptos, necessários e possíveis que possam convencer ou não o juiz acerca da realidade dos fatos: procurar, investigar, observar como os fatos ocorreram para que o juiz ao final possa julgar com base em elementos de informação.

→ A finalidade da prova é justamente levar ao juiz o conhecimento de fatos e circunstâncias relevantes à formação de seu conhecimento, proporcionando o juiz a formação de sua livre convicção para que possa julgar a lide da forma mais justa possível, levando informações necessárias para que possa formar sua convicção. Possibilitar o julgamento justo, equânime, legítimo, mas adequado a uma resposta.

  • Meios de provas

→ Temos provas testemunhais, oitivas, provas documentais, acareação, reconhecimento, provas de natureza cautelar, provas típicas e atípicas, busca e apreensões. Ainda temos as provas anômalas que podem servir como provas se não forem ilícitas.

→ Existem meios probatórios tipificados e os não tipificados. Atualmente, os mais utilizados são os previstos em lei.

→ Nota-se que existem medidas acautelatórias dos meios de prova como, por exemplo, a busca e apreensão e a interceptação telefônica.

  • A atividade probatória: 

→ É àquela atividade de realização dos meios probatórios pelas partes, pelos interessados, pelo juiz para que se possa apurar a realidade dos fatos. É a atividade desenvolvida pelos interessados para produção dos mais diversos meios de prova existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (285.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (156.7 Kb)  
Continuar por mais 177 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com