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O EVOLUCIONISMO SOCIOLÓGICO

Por:   •  19/11/2019  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

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HANNAH ARENDT

  1. Banalidade do mal:

Eichmann nunca matou ninguém, porém foi responsável por uma das maiores matanças do judaicas do regime nazista.

Eichmann não tinha problemas de ordem psíquica, era um homem comum, com valores morais.

Como um homem normal é capaz de cometer atos tão maus e monstruosos?

Ele justificava que praticou o mau como atos rotineiros, atos administrativos, a não realização do mau que seria baderna.

Ele era uma pessoa que obedece ordens e ama hierarquia, estando suscetível ao tipo de ordens como as dos nazista, sendo incapaz de pensar sozinho, ele pensava em clichês e obedecia ordens.

O mal dele não é um mau diabólico, é um mal absolutamente banal, rotineiro, administrativo.

“A minha opinião é de que o mal nunca é radical. É apenas extremo e não possui profundidade e nem qualquer dimensão demoníaca. Ele pode cobrir e deteriorar o mundo inteiro precisamente porque se espalha como um fungo na superfície. Essa é a sua banalidade. Apenas o bem tem profundidade e pode ser radical”.

Ou seja, para fazer o bem é necessário pensar, refletir, ter criticidade, rompa com egoísmo e ignorância, o mal pode ser feito como rotineiro.

O SER HUMANO SEMPRE TEM LIBERDADE PARA AGIR DE OUTRA FORMA!

  1. HA – critica qualquer governo que limite a liberdade do povo sob qualquer justificativa. Contra o absolutismo.

  1. ANIMAL LABORANS –  indiferente ao mundo.

O centro de suas preocupações é a sobrevivência, não conhecendo outro valor nem outra necessidade.

O mundo no animal laborans é o mundo do consumo, onde tudo se torna descartável, inclusive o próprio homem.

  1. HOMO FABER –
  1. VIDA ACTIVIA –

DURKEIM – FATO SOCIAL

FS – Geral, externo e coercitivo

Suicídio –

Sociologia Funcionalista = Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica

WEBER – Racionalidade

Ação social – comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.

  1. Ação social tradicional – Replicação de ações sempre feitas – não há fundamentação racional, nem objetividade. Não há elaboração racional.
  2. Ação social afetiva – Ação social realizada com o envolvimento de sentimento.
  3. Ação Social racional valores – Se baseia em valores pessoais (éticos, religiosos, moral, estético)
  4. Ação Social racional fins – deixa de lado seus valores para que atinja os fins almejados, sempre se preocupando com suas ações.

Tipo Ideal – Voce cria um modelo/conceito ideal que não existe na realidade, e trabalha para se aproximar o máximo possível dele.

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