O Manifesto do Partido Comunista
Por: Lorena Rosas • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 1.135 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade São Gabriel
Trabalho Karl Marx
Bibliografia: Manifesto do Partido Comunista
Filme: Servidão Moderna
Disciplina: Sociologia
Professora: Ângela Siman
Grupo: Eduardo Henrique
Isabela Vitória
Izadora Gabriele
Larissa Caroline
Lorena Rosas
Sarah Arruda
- Dê um novo título ao livro
2) Faça um resumo em 20 linhas explicando a lógica do pensamento de Marx no livro.
3) O filme “Da Servidão Moderna” compara os escravos da antiguidade e os servos da idade média com os escravos modernos. De acordo com a teoria de Karl Marx tal comparação é verdadeira? Justifique sua resposta.
Sim, Marx afirma que os operários não são apenas escravos da classe burguesa, do Estado burguês, como também, diariamente, a toda hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo do dono da fábrica. A diferença dos escravos da Antiguidade, aos servos da Idade Média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos é que não se dá conta disso ou não quer enxergar.
4) O filme “Da Servidão Moderna” é exemplar sobre os seis mais importantes conceitos que conformam a teoria de Karl Marx. Explique-os e identifique-os com citações literais do livro Manifesto do Partido Comunista, apresentando passagens do filme que retratam cada um deles.
a) Alienação e suas modalidades
Conceito: Distanciar-se da sua essência, falta de consciencia do individuo da exploração a qual se submete
Citação no texto: “Mas, o trabalho do proletário, o trabalho assalariado cria propriedade para o proletário? De nenhum modo. Cria o capital, isto é, a propriedade que explora o trabalho assalariado e que só pode aumentar sob a condição de produzir novo trabalho assalariado, a fim de explorá-lo novamente. Em sua forma atual a propriedade se move entre os dois termos antagônicos: capital e trabalho.”
“O preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessária para que o operário viva como operário”. Por conseguinte, o que o operário obtém com o seu trabalho é o estritamente necessário para a mera conservação e reprodução de sua vida. Não queremos de nenhum modo abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável à manutenção e à reprodução da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum lucro líquido que confira poder sobre o trabalho alheio.”
No filme, é possível perceber o conceito de alienação, quando trata da servidão como voluntária, aceita e escolhida pelo trabalhador, que compra mercadorias que o escravizam cada vez mais, pois estão alienados. Todas as suas ações, e supostas escolhas, são fruto dessa alienação, e até a diversão serve-lhe apenas para distração do verdadeiro mal que o afeta.
b) Mais valia
Conceito: parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas.
“O que queremos é suprimir o caráter miserável desta, apropriação que faz com que o operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigem os interesses da classe dominante”.
“Na sociedade burguesa, o trabalho vivo é sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado.”
No filme, podemos perceber que o dinheiro é endeusado, e o valor capitalista do lucro é disseminado. O ´´escravo´´ estuda, trabalha, luta e se vende a fim de conseguir o dinheiro, e o lucro da burguesia se dá pela exploração do trabalhador.
c) Lumpem proletariado e exército industrial de reserva de mão de obra
Conceito: Indivíduos que vivem a margem da relação capital e trabalho
‘’O lumpem proletariado, esse produto passivo da putrefação das camadas mais baixas da velha sociedade, pode, às vezes, ser arrastado ao movimento por uma revolução proletária; todavia, suas condições de vida o predispõem mais a vender-se a reação’’.
No filme, percebemos a capacidade do capitalismo de promover a desigualdade, e de como a miséria reina na sociedade totalitária mercante.
Conceito: Trabalhador especializado criado pela burguesia que tem condição de pensar que está sendo explorado e se revoltar contra ela, a medida que perde seu emprego devido a acentuada divisão do trabalho e desenvolvimento maquinário.
‘’As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo, voltam-se hoje contra a própria burguesia. A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários. Com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital’’.
No filme, percebemos que cada trabalhador é atribuído um trabalho repetitivo, seja ele intelectual ou físico. Ele é um especialista em seu domínio de produção. Essa especialização encontra-se na escala do planeta, no âmbito da divisão internacional do trabalho, criando um exercito reserva de mão de obra.
d) Caráter anárquico da produção
Conceito: liberdade do dono do meio de produção de empregar seu capital no setor produtivo mais conveniente, não atendendo necessidades sociais mas sim ao desejo capitalista de obtenção de lucro
...