O Manisfesto Partido Comunista
Por: mateushsalomao13 • 21/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 69 Visualizações
[pic 1]
Direito Penal
Professora: Ana Cristina
Direito – 2º período – São Gabriel – manhã
Questionário Penal 1
Aluno
Mateus Henrique Chaves Salomão
BELO HORIZONTE
2019
- Dê um novo título ao livro e justifique.
Interesses da maioria; um papel revolucionário – A escolha desse título se da pelo fato do livro abordar a relação entre burgueses e proletários, este quando passarem a ter consciência de classe pra si, percebem que são a maioria e que estão sendo explorados, começa surgi o instinto revolucionário, por conseguinte, inicia movimentos e revoluções afins de defender seus interesses, que de fato são da grande maioria.
- Faça um resumo em 20 linhas explicando a lógica do pensamento de Marx no livro.
Baseando- se na leitura do livro, ‘’Manifesto partido comunista’’ de Kar Marx, Na qual ele aborda a relação entre a luta de classes, burgueses e proletários. Segundo Marx a burguesia controla os meios de produção e os proletários são explorados por ela. Um sistema de governo bastante injusto. Visto que depois do proletário ser explorado pelo seu fabricante e de receber seu salário em dinheiro (troca), o operário tende a gasta este rapidamente o que o torna uma presa fácil desse sistema. Em relação o comunismo, Marx retrata à abolição da propriedade privada, fruto da exploração do trabalhador, No Comunismo, fica evidente o desaparecimento da cultura de classe (destrói a classe dominante/ burguesia). Fruto do enriquecimento nas mãos particulares, o comunismo não retira de ninguém o poder de adquirir produtos sócias, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho alheio por meio dessa apropriação. Basta determinar a posição dos comunistas em relação aos partidos operários já consolidados, nisso estes teriam a função de combater os interesses e objetivos imediatos da classe operária. Os comunistas defendem qualquer movimento revolucionário contra a ordem social política vigente, ou seja declaram abertamente que seus respectivos objetivos só podem ser alcançados pela derrubada da ordem social vigente.
- Os conceitos abaixo são elaborados por Karl Marx para explicar a sociedade capitalista. Explique-os e identifique-os com citações literais do livro Manifesto do Partido Comunista
• Luta de classes
Em épocas distintas da sociedade encontramos uma divisão em classes sócias, no sistema capitalista encontramos a burguesia e o proletário, na qual a burguesia e a dona dos meios de produção e o proletário da força do trabalho, ou seja, este e explorado. Seundo Marx ‘’ Depois de sofrer a exploração do fabricante e de receber seu salário, o proletário torna- se presa fácil de outros membros da burguesia, do locador, do comerciante, do agiota, etc’’.
• Alienação e suas diferentes modalidades
Para Marx a alienação e construída entre o meio de produção e o operário. ‘’ Alienação humana; sob a critica francesa do Estado burguês, escreveram eliminação do poder da universalidade abstrata, e assim por diante’’ Ou seja, o proletário é obrigado a trabalhar para garantir sua sobrevivência e com isso a burguesia vai ganhando cada vez mais força e vai se enriquecendo traves da exploração do trabalhador.
• O caráter anárquico da produção
Para Marx, “A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos de particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado”. Nesse trecho, analisa- se a divisão do trabalho e os meios de produção, visto que os proletários são explorados pela burguesia que acumulam cada vez mais capitais, com isso o trabalhador não consegue ser tornar burguês por produz riqueza pra esta tornando assim o caráter anárquico da produção.
• Exército industrial de reserva e o lumpemproletariado:
• A exploração da mais valia: ‘’ A descrição fantasiosa da sociedade futura, feita numa época em que o proletário, ainda pouco desenvolvido, encara sua própria posição de um modelo fantasioso, corresponde às primeiras aspirações instintivas dos operários a uma completa transformação da sociedade’’. Karl Marx provou que as relações de trabalho no mundo capitalista tinham caráter exploratório. Dessa forma, ele condensava mais um argumento favorável à oposição de interesses existentes na relação entre burguesia e proletariado.
• O caráter efêmero do capitalismo: ‘’Depois de sofrer a exploração do fabricante e de receber seu salário em dinheiro, o proletário torna- se presa fácil de outros membros da burguesia, do locador, do comerciante, do agiota. ’’ Para Marx, se torna essencial à contextualização do surgimento e dos princípios do capitalismo, a associação desses princípios às relações interpessoais vigentes, a interpretação dessas relações sob a o conceito individualização e exploração, provem a reflexão a respeito do comunismo como uma melhor forma de governo.
4) Explique os diferentes tipos de socialismo definidos por Marx no Manifesto e cite passagens que os caracterizam
Socialismo reacionário
- Feudal: Para alcançar uma grande maioria, a aristocracia fingiu esquecer seus próprios interesses manifestando assim acusações contra a burguesia, aparentado defender os interesses do proletário.’’ Por isso, na luta política, participavam ativamente de todas as medidas de repressão contra a classe operária’’.
- O Socialismo pequeno- burguês: Esse socialismo analisou profundamente as contradições inerentes às relações de produção moderna. Demostrou de maneira irrefutável os efeito mortíferos das máquinas e da divisão do trabalho, a concentração dos capitais e da propriedade territorial, a superprodução, as crises, a decadência inevitável dos pequenos burgueses e camponeses, a miséria do proletário. Todavia, a finalidade real desse socialismo pequeno- burguês é restabelecer os antigos meio de produção e de troca.
- O socialismo alemão ou o “verdadeiro” socialismo’’: Representava imediatamente um interesse reacionário, o interesse da pequena burguesia alemã. A supremacia industrial e politica da burguesia ameaça a pequena burguesia de destruição certa, de um lado pela concentração dos capitais; pelo desenvolvimento de um proletário revolucionário. O verdadeiro socialismo apareceu aos pequenos burgueses uma arma capaz de aniquilar esses dois inimigos. Foi consequente até o fim, levando- se em conta a tendência ‘’brutalmente destruidora’’ do comunismo, declarando que pairava imparcialmente acima de todas as lutas de classes.
- O socialismo conservador ou burguês: Os socialistas burgueses querem as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os perigos que dela decorrem fatalmente. Querem a burguesia sem o proletário. O socialismo burguês elabora essa concepção consoladora em um sistema mais ou menos completo, a existência desse socialismo não tem em mente, em absolutismo, a aboição das relações burguesas de produção – o que só é possível por via revolucionaria.
3. O socialismo e o comunismo crítico-utópicos: Na elaboração de seus planos, têm a convicção de defender antes de tudo os interesses da classe operária, porque e a classe mais sofredora. A importância do socialismo e do comunismo crítico- utópico está na razão inversa do desenvolvimento histórico, à medida que a luta de classe se acentua e toma formas mais definidas. Procuram portanto, e nisto são consequentes, atenuar a luta de classes e conciliar os antagonismo.
...