O PROCEDIMENTO DOS JUIZADOS ESPECIAIS À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Por: Apaa19066 • 12/6/2017 • Artigo • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
FACULDADE MINAS GERAIS
CURSO DE DIREITO
PROJETO DE MONOGRAFIA
O PROCEDIMENTO DOS JUIZADOS ESPECIAIS À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Aluno: Ana Paula Alves Araújo
Orientador: xxxx
Belo Horizonte / MG
2017
TÍTULO DO PROJETO
Projeto de Monografia apresentado ao Prof.º Carlos Henrique Passos Mairink como requisito parcial para aprovação na Disciplina Monografia I – Elaboração de Projeto.
Belo Horizonte
2017
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
2.1 Problema de pesquisa
2.2 Hipóteses ou pressupostos
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos específicos
4 METODOLOGIA
5 PLANO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO
6 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto de monografia tem como tema a implementação do Novo Código de Processo Civil nos procedimentos estabelecidos no Juizado Especial.
Este trabalho busca descrever e analisar acerca das consideráveis mudanças introduzidas no ordenamento jurídico Brasileiro, em relação a promulgação do Novo Código de Processo Civil, sendo que será tratada de forma específica a alteração ocorrida no Juizado Especial com a promulgação do Código de Processo Civil.
Para atender o objetivo proposto o presente trabalho foi divido em 05 capítulos.
Capítulo I : Breves reflexões da Lei dos Juizados Especiais;
Capítulo II: Conceito e Natureza Jurídica das normas previstas na Lei dos Juizados Especiais para todo o sistema jurídico brasileiro;
Capítulo III: Peculiaridades do Código de Processo Civil e os Juizados Especiais;
Capítulo IV: alteracoes fundamentais do Poder Judiciário que são necessárias para a aplicação na esfera dos Juizados Especiais.
Capítulo V: Ponderações acerca da Jurisprudência atual do ordenamento jurídico e a aplicabilidade do CPC no Juizado Especiais.
2. JUSTIFICATIVA
O trabalho desenvolvido busca a elucidação ainda mais acerca de tema bastante complexo para todo os operadores do direito, que é basicamente a inovação acarretada pelo sistema jurídico pátrio, sobre a mudança de Código de Processo Civil e suas alterações na Lei dos Juizados Especiais.
Esse fato gerou incontáveis debates tanto no meio acadêmico, jurídico e até mesmo em toda a sociedade, pois, essas mudanças, acarretaram profundas alterações no sistema jurídico, especialmente, sobre a Lei dos Juizados Especiais, já que passou a permitir mudanças consideráveis do sistema.
É relevante mencionar que a mudança de legislação e de entendimentos passou a exigir a atenção acerca desse importante tema, pois, permitiu uma mudança profunda de concepção acerca do que é debatido.
É clara a necessidade do presente trabalho, para assim melhor conhecimento do tema e debate da questão controversa.
2.1. Problema de pesquisa
Por meio das mudanças e alterações na legislação e até mesmo na concepção de entendimento acerca de determinados temas vividos em sociedade, o legislador tentando reformular determinados sistemas jurídicos, muitas vezes, ocasiona uma transformação no entendimento e aplicação das normas, regras previstas em todo o ordenamento jurídico.
Através do desenvolvimento natural da sociedade e até mesmo a evolução de todo o ordenamento jurídico brasileiro, passou a serem reconhecidos e consequentemente exigidos determinados direitos e deveres a todos, gerando assim o que foi denominado de “direito”.
No ano de 2016, passou a se aplicado o Novo Código de Processo Civil, sendo que o referido diploma legal, com a sua entrada em vigor, gerou inúmeras discussões no meio acadêmico, por diversos operadores do direito, uma vez, que como toda alteração acarretou inúmeras transformações para todo o ordenamento jurídico pátrio.
Um grande ponto que passou e passa por inúmeros e acalorados debates é a questão da aplicação de determinadas normas na Lei dos Juizados Especiais, uma vez, que esse tema é controvertido e diante da lacuna nas normas é algo que traz inúmeros debates para todos os operadores do direito.
É de conhecimento de todos que a criação dos Juizados Especiais, buscou facilitar o acesso de todos os cidadãos à Justiça, uma vez, que no referido local seria debatido acerca de causas de menor complexidade, buscando celeridade e menos necessidade de observância ao formalismo processual. Assim, tem como objetivo central celeridade e desburocratização dos temas ali tratados, buscando uma solução para a questão em debate.
Com a introdução do novo Código de Processo Civil, a questão passou a ser mais debatida, justamente em razão dessa compatibilidade das normas constantes na Lei dos Juizados Especiais e as mudanças acarretadas com o novo CPC.
A questão causa inúmeros debates, devido a questão em debate acerca do atual momento, exigindo assim, melhor estudo do tema para ao final buscar uma solução mais equilibrada e justa.
Dessa maneira, o presente trabalho busca esclarecer ainda mais sobre esse complexo tema. Sendo assim, o problema consiste em expor ainda mais acerca desse grande tema e suas origens e constante evolução para todo o ordenamento jurídico pátrio.
2.2 Hipóteses ou Pressupostos
Buscando fazer levantamentos e consultas de sites de Internet e ainda livros que apresentem maiores informações acerca do papel fundamental da legislação prevista no Código de Processo Civil, juntamente com a necessidade de observância da correta aplicação da Lei dos Juizados Especiais.
Por meio dessas pesquisas, busca-se elucidar ainda mais a questão em debate que é a correta aplicação do Código de Processo Civil no Juizado Especial, tecendo significativas considerações para o melhor conhecimento do tema e consequentemente elementos que possam assim oferecer maior segurança na elucidação dessa controvérsia questão.
...