O Panorama da violência urbana no Brasil e suas capitais
Por: raimundocarvalho • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
TITULO DO ARTIGO
Panorama da violência urbana no Brasil e suas capitais
DADOS BIBLIOGRAFICOS
Artigo apresentado em 3/09/2006, aprovado em 23/03/2006 e Versão final apresentada em 23/03/2006.
Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, ENSP, Fiocruz, Departamento de Medicina Social, Centro de Ciências da Saúde, UFPE
A OBRA
A obra e descrita levando como base os dados estatísticos, informações disponibilizadas nos órgãos de segurança pública, departamentos de trânsito, internações hospitalares e em levantamentos conclusivos.
O artigo está dividido em 08 subtítulos ou seções, onde cada um desses traz em sua narrativa informações coletadas nos diversos ambientes com o intuito de apresentar de forma clara os dados alarmantes que ocorre no nosso pais contextualizando em dezoito páginas.
CONTEUDO DO ARTIGO
O texto nos apresenta o desenvolvimento de um trabalho realizado com o objetivo de mostrar a realidade recente da violência urbana gerando medo e insegurança principalmente em relação aos homicídios no brasil e suas características evidenciando tendências e dinâmicas diversas.
O levantamento foi feito em diferentes capitais do brasil no ano de 2003 onde constata-se um crescimento significativo dos índices trazendo a região norte como Porto Velho e Macapá como as capitais mais violentas do país.
O crescimento dos índices e taxas de homicídios em determinadas regiões do país, segundo o texto em questão, se da diante dos indicadores econômicos e socioeconômicos no que se refere a desigualdade de renda. Outro lado significativo é característico de uma população cada vez mais jovem mostrando que esses fatos ocorrem entre jovens de 15 e 29 anos sendo que em sua grande maioria esta os jovens do sexo masculino.
ANALISE DE FORMA CRITICA
O que se percebe é que permanecem elevadas taxas de homicídios. A violência brasileira é uma disseminação dos homicídios para outras regiões metropolitanas e do interior dos Estados que, na maioria das vezes, está associado ao tráfico de drogas e em áreas de ocupação e desenvolvimento.
O desemprego, a desestruturação familiar, o sentimento de frustração e uma busca desenfreada de padrões sociais são apresentados como possíveis em um mundo de consumo se acirram principalmente nos grandes centros urbanos e contribuem para a violência.
O artigo apresentado trazem números assustadores e a coletas de dados e informações, sobretudo, se deu diante de coletas incluídas nos sistemas de órgãos que administram tais números, a autoria do artigo nos revela que diante das evidencias dos fatos reais, confunde-nos em relação a outros aspectos desfavoráveis quanto á violência urbana e seus fatores geradores, uma vez que submetem-se a diferentes casos de violência urbana, ou seja, não se resume somente ao que se lê, os números seria elevados se a pratica para coleta dos dados fosses utilizados de forma concreta.
A obra é indicada aos que queiram se inteirar de casos que amedrontam as grandes cidades principalmente, traz gráficos e tabelas que clareiam vossas mentes para aprofundar no sentido de conhecimentos reais para ambientar-se aos números contabilizados anteriormente. Servirá como base para outras pesquisas e comparações com os dias atuais que certamente ficará atrás.
E como ferramenta para estudos, norteará aos iniciantes como forma de coletar dados em fontes que disponibilizam informações ao estudo que pretende realizar.
...