O Planejamento Tributário
Por: Maike Calixto • 10/11/2017 • Monografia • 9.075 Palavras (37 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE PAULÍNIA
CURSO DE BACHAREL EM DIREITO
MAIKE WILLIAN CALIXTO DOS SANTOS
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
PAULINIA - SP
2017
MAIKE WILLIAN CALIXTO DOS SANTOS
RA 14726
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Monografia submetida ao Curso de Direito da Faculdade de Paulínia, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador: Ricardo Piza Di Giovanni
PAULINIA - SP
2017
FOLHA DE APROVAÇÃO
Data da Defesa:
Resultado: ________________________
BANCA EXAMINADORA
Prof°.______________________________________
Faculdade de Paulínia
Prof°.______________________________________
Faculdade de Paulínia
Prof°.______________________________________
Faculdade de Paulínia
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a minha Esposa Luana e minha Filha Melissa, que são as mulheres que me fazem querer ser melhor a cada dia.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente а Deus, por permitir, ао longo dе minha vida, е nãо somente nestes anos como universitário, que todos os meus projetos pudessem se concretizar. Ao mеυ orientador, pelo empenho e tempo dedicado na instrução para a elaboração deste trabalho. Aos meus pais, por todo o amor, incentivo е apoio incondicional. A minha esposa, que segue ao meu lado me encorajando e me dando forças para prosseguir e também, a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação.
Segue o meu mais sincero, Muito Obrigado.
“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”
(Jean Cocteau)
RESUMO
A presente monografia tem por finalidade a análise do chamado Planejamento Tributário. Trata-se de um tema polêmico, haja vista ser um conceito que pode ser distorcido e aplicado ilicitamente mediante manobras fiscais. Para um melhor entendimento e didática, esse trabalho foi estruturado em três capítulos, que abordam desde as características e noções básicas do direito tributário e sua relação com o tema proposto, até exemplos de casos concretos com o correto planejamento tributário aplicado.
Palavras-Chave: Planejamento Tributário. Elisão Fiscal. Evasão Fiscal. Tributos. Incidência. Lançamento. ICMS. ISS. IPI.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
ABSTRACT 2
1. CAPÍTULO I - CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 3
1.1. Conceito Básico 3
1.2. Planejamento Tributário e sua Licitude 4
1.3. Relevância nos Diversos Âmbitos da Atuação Humana 5
1.4. Objetivo e Aplicação 8
1.5. Aplicabilidade e benefícios 9
2. CAPÍTULO II – DA ELISÃO FISCAL 11
2.1. Diferenças entre Elisão e Evasão Fiscal 11
2.2. Elisão Fiscal e o “Abuso das Formas Jurídicas” 13
2.3. Das normas anti-elisivas - Simulação e Fraudes Fiscais 17
3. CAPITULO III - APLICAÇÃO E VANTAGENS DAS DIVERSAS FORMAS DE ELISÃO – PLANEJAMENTO APLICADO 21
3.1. Cisão Empresarial 21
3.2. Operações Industriais 23
3.3. Transferência entre Estados 24
3.4. Outras formas de Economia Fiscal 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31
INTRODUÇÃO
O Direito Tributário é um dos mais intrigantes e polêmicos ramos do Direito. Isso, pois, trata-se de uma área que se mostra presente em todo o momento do dia-a-dia do cidadão brasileiro: seja ao ir a padaria comprar seu café da manhã, sair para almoçar com os colegas de trabalho, ou até mesmo abastecer o seu carro.
Toda a atividade econômica exercida gera tributo. E é por esse fato, concomitante aos “tempos de crise” vivido em nosso país que se faz necessário o debate sobre planejamento tributário, que é uma forma tanto de pessoas físicas como jurídicas se manterem em meio de nossa inexorável carga tributária, que se encontra no rol de uma das mais onerosas do planeta.
Nesse trabalho em questão, iremos tratar do planejamento tributário para pessoas jurídicas, mais especificamente empresas, e todos os paradigmas, responsabilidades e até mesmo cuidados fiscais derivados desse importante instituto.
ABSTRACT
Tax Law is one of the most intriguing and controversial branches of Law. This is an area that is present at every moment of the Brazilian citizen's day-to-day life: whether you go to the bakery to buy your breakfast, go out to lunch with your colleagues, or even fuel your car.
...