O Processo Civil Contemporâneo Frente a Sociedade da Incerteza
Por: Sinatep01 • 24/4/2020 • Dissertação • 303 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Resumo palestra: O Processo Civil Contemporâneo Frente a Sociedade da Incerteza
Os avanços tecnológicos da informação e a implementação da inteligência artificial no mercado jurídico são inevitáveis, não havendo como resistir ao fenômeno brutal e irreversível da virada tecnológica. Esse será o único instrumento capaz de satisfazer uma demanda cada vez mais exigente, é uma revolução silenciosa, chamada de era pós-humanidade. As máquinas já estão se comportando como humanos, nos EUA existe uma competição para descobrir o que é máquina e o que é humano.
Os benefícios decorrentes da inteligência artificial são imensuráveis, a começar pela redução de custos operacionais, bem como no melhor aproveitamento do trabalho humano, que passará a dedicar mais tempo a atividades criativas, deixando a cargo das máquinas a realização das tarefas repetitivas, o armazenamento de dados, o gerenciamento de dados, a realização de pesquisas, entre outro.
As empresas do setor apresentam a inteligência artificial como uma deslumbrante alternativa a celeridade dos processos, especialmente relacionados aos litígios de massa, bem como de redução de custos, além de permitir um melhor aproveitamento do tempo pelos humanos.
No Brasil, já forma desenvolvidas diversas ferramentas que visam alcançar a celeridade frente ao fenômeno da judicialização em massa, tem-se recorrido aos mecanismos tecnológicos para ampliar a eficiência da máquina judiciária. Do mencionado universo de tribunais, treze já contam com algum auxílio de sistemas de inteligência artificial, inclusive, o Supremo Tribunal Federal (“STF”), com o sistema Victor, que é responsável pela automatização da admissibilidade de recursos extraordinários, através da análise de existência de repercussão geral, esse trabalho que custaria ao servidor de um tribunal entre 40 minutos e uma hora para fazer, o software faz em cinco segundos.
...