O caso dos exploradores de caverna
Por: Isabella2697 • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.200 Palavras (13 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1]
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS - UMA ANÁLISE CRÍTICA SOB O ASPECTO JURÍDICO
CAMPO MOURÃO
ABRIL – 2015
PROJETO INTEGRADOR
TEMA:
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS - UMA ANÁLISE CRÍTICA SOB O ASPECTO JURÍDICO
CAMPO MOURÃO
2015
RESUMO
O livro O caso dos exploradores de caverna conta a história de cinco exploradores de uma sociedade espeleológica, que durante um de seus trabalhos, após um desmoronamento se veem presos na caverna. Como estes antecipadamente avisaram à terceiros sobre a realização da exploração, sua demora fez com que fosse ordenado mandato de busca no local onde se encontravam. As buscas porém, devido à instabilidade da caverna, onde a todo momento aconteciam deslizamentos, perduraram por muitos dias havendo ainda a morte de dez daqueles que faziam o trabalho da busca. Porém, alguns dias após o ocorrido soube-se que os exploradores em questão haviam levado com si um rádio transmissor de mensagens, rapidamente a equipe de busca utilizou de outro rádio transmissor para obter contato com os confinados. Com o êxito do contato, a equipe pode constatar que os exploradores estavam ainda vivos, porém fracos devido à falta de alimento. Durante o contato, Whetmore um dos exploradores indaga sobre quantos dias ainda terão que permanecer no local, a resposta é por mais dez dias, mas com a convicção que a desnutrição em que se encontravam os faria falecer antes que conseguissem sair da caverna, o explorador dá a ideia de sacrificar um dentre eles para que servisse de alimento aos demais. O médico presente nas buscas afirmou que a carne do morto seria o suficiente para conseguirem os outros permanecer vivos, porém assim como os demais participantes da busca, este não deu opinião quanto a realizar de fato a morte. O contato foi então rompido, devido ao descarregamento das pilhas do rádio. Após alguns dias, o resgate se realizou, no entanto saíram vivos apenas quatro homens, sendo que Whetmore fora morto e servido como alimento aos seus companheiros. Com a notícia, constatou-se homicídio, o que levou os quatro homens à julgamento e sentença de morte por enforcamento.
Palavras-chave: Jusnaturalismo, Juspositivismo, Naturalismo.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2SÍNTESE DA OBRA O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS....05
2.1 DOS FUNDAMENTOS DOS JULGADORES...................................................07
3 ESCOLHA E FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA DO VOTO À FAVOR........08
4 ESCOLHA E FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA DO VOTO CONTRA........11
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise da obra O caso dos exploradores de caverna de Lon Fuller, livro este que tem como pretensão possibilitar ao leitor uma introdução no estudo do direito. Ao decorrer da análise serão abordados os principais aspectos do livro e como a história de fato ocorreu.
Após feita a análise serão escolhidos dois votos, sendo um contra e outro à favor, em relação aos avaliações realizadas por juízes dentro da história do livro, já que este exibe um julgamento ao longo de seu texto. Entrando dessa maneira no âmbito jurídico de fato, já que a escolha e justificação dos votos devem ser esclarecidos de acordo com as normas jurídicas regentes em nosso meio.
2 SÍNTESE DA OBRA O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Ano de 4300 - O caso do exploradores de cavernas.
Condenados ao enforcamento, os quatro acusados recorreram a sentença da Suprema Corte de Newgarth. Os acontecimentos que derivaram à condenação são apresentados pelo Presidente do alto Tribunal Truepenny C.
Este inicia falando sobre como cinco exploradores de uma sociedade espeleológica, no final do ano de 4299, adentraram em uma caverna de roxa calcária para uma de suas explorações, ocorre que um deslizamento de blocos de pedras os deixam trancados na caverna.
Os exploradores haviam avisado à terceiros sobre a realização da exploração, e sua demora para chegada fez com que fossem exigidos pela sociedade da qual pertenciam, mandatos de busca. As buscas se iniciaram com a ajuda de muitos homens e maquinários, tendo assim um alto custo. Estas porém encontraram dificuldades, já que o local em questão estava totalmente instável e a todo momento aconteciam novos deslizamentos, o que acabou por gerar a morte de dez participantes da equipe de buscas.
No vigésimo após a ocorrência, soube-se que os exploradores em questão haviam levado com si um rádio transmissor de mensagens, rapidamente a equipe se utilizou de outro rádio transmissor para assim conseguir contato com os confinados. O contato foi realizado com êxito, e com isso pode-se constatar que estavam ainda todos vivos, contudo fracos pela falta de alimento.
Durante a conversa, Whetmore um dos exploradores, indagou sobre quantos dias ainda permaneceriam no local. A resposta foi de então mais de dez dias no mínimo, mas sabendo da forte desnutrição em que se encontravam, Whetmore e os outros estavam convictos de que sem qualquer fonte de suprimento eles não conseguiriam sair com vida da caverna.
Foi então ai, que Whetmore perguntou ao médico presente na equipe de buscas, se permaneceriam vivos, caso sacrificassem um de seus companheiros e comessem de sua carne. O médico então afirmou que nesse caso iriam conseguir sobreviver até o dia do resgate, porém nem ele e nem mais nenhum dos participantes da busca se manifestaram sobre realizar de fato a morte, e após isso o contato foi encerrado devido ao descarregamento das pilhas do rádio dos exploradores, o que foi constatado logo após seu resgate.
...