TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho Infantil é um Fato Social Diretamente Relacionado com Condições Econômicas da Família

Por:   •  26/4/2016  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho infantil é um fato social diretamente relacionado com condições econômicas da família, estrutura produtiva e as questões de ordem cultural. Formidável estabelecer que a princípio no Brasil é impedido o trabalho infantil, compreendido como o trabalho concretizado por criança ou adolescente com idade inferior permitida por lei. Mesmo a lei sendo severa em relação ao trabalho infantil constata-se, que muitas crianças brasileiras são submetidas às violações de direitos humanos, principalmente ao direito de ser criança e ao direito de ser adolescente.

Nessas condições, é relevante lembrar que o fato do trabalho infantil ocorre pela forte tradição cultural, abordando de maneira especial as famílias com baixa renda familiar. Ainda que exista predominância de emprego infantil nas atividades urbanas, é preciso reconhecer que o trabalho de criança e adolescente em atividades rurais ainda significa muito nos Estados brasileiros.

De tal modo, o trabalho rural infantil é uma atividade difícil exercida por toda unidade familiar, que na maioria das vezes trabalha por uma produção diária, o que explica, a necessidade de todos os entes familiares, até mesmo das crianças, entrando nessa atividade por volta de cinco anos de idade. Nesses tipos de trabalhos rurais as jornadas de trabalho são extensas e cansativas apresentando um grande número de evasão escolar.

Ainda que as atividades rurais se predomine em relação as atividades urbanas e domesticas, as três continuam sendo as principais atividades infantis no Brasil.

Em relação ao trabalho infantil urbano as atividades se dá sobretudo em lixões e nas ruas, como catadores de lixo e vendedores ambulantes. As crianças e adolescentes são expostas a todos os tipos distintos de perigos quando estão realizando a atividade, entre esses perigos estão o uso de drogas, maior facilidade para entrar para o tráfico, além da prostituição. O trabalho infantil urbano é desempenhado em diferentes áreas de esfera formal e informal e sempre de forma clandestina, uma vez que é proibido por lei. Para os trabalhadores infantis não existem regras ou direitos quanto ao desenvolvimento da atividade e seus direitos são violados diariamente. Tendo essas crianças e adolescentes só tem o dever de cumprir com tudo que são impostas e não possuem direitos ao menos do estudo, além do mais recebem salários miseráveis.

No entanto o trabalho doméstico exercido por crianças e adolescentes é uma das mais graves  formas de trabalho infanto-juvenil, pois segundo estatísticas do PNDA de 2006, o trabalho doméstico infantil subemprega mais de quinhentas mil crianças, o que denota dizer, 8%  dos 5,1 milhões de crianças expostos ao trabalho exercido por menores no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Minas Gerais é o estado que mais tem crianças trabalhando como empregada doméstica com mão – de – obra barata.

Contudo percebe-se, que mesmo no século XXI, ainda existem crianças e adolescentes que nunca frequentaram a escola e nunca usufruíram do sabor de serem verdadeiras crianças e adolescentes sem precisar ter responsabilidade de ter parcela da renda da sua família em suas mãos. Então o que é preciso ser inserido nessa sociedade que acredita que o trabalho infantil é uma forma de evitar os males, que o estudo pode ser um utensílio de transformação social, podendo reduzir a pobreza dessas famílias e como proteção contra o trabalho infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com