Os Direitos Humanos no Brasil
Por: Itamar Gabriel • 4/4/2017 • Ensaio • 784 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
21/02/17
Direitos Humanos no Brasil
Trata-se de tema com forte conteúdo histórico e que remonta aos conflitos étnico – raciais e sócio-político – ideológicos vivenciados no pais desde a colonização.
O tema passou a ter evidência considerável a medida em que a população brasileira aumentou consideravelmente em década de 70, coincidentemente, durante o regime militar considerado de repressão.
Por conta da difusão da imprensa escrita, falada e televisionada foi possível colocar a população a par dos fatos inclusive os de caráter repressivo estatal.
A partir do regime militar é que os Direitos Humanos passaram a ser alvo de discussão surgindo organismos voltados a defesa desses direitos que estão declarados internacionalmente.
Como os governos militares utilizaram aparelhos de tortura fosse mais evidente a necessidade de criar mecanismos inclusive legais de proteção aos direitos do homem, além daqueles já previstos na carta magna e nas demais leis complementares e ordinárias.
Surgiram vários órgãos de defesa dos direitos humanos inclusive alguns internacionais que passaram a operar no Brasil dando ensejo a questionamentos em relação a soberania do pais do Estado.
07/03/17
Embora tenha ficado o estigma de violação dos Direitos Humanos durante a ditadura militar (1964-1984) o que se sucedeu durante a implantação do estudo democrático de direito não deixa nada a desejar aos períodos de tortura vivenciados pela chamada esquerda brasileira. Democracia também pode ser caracterizada como exposição de violações de direitos, seja no campo político, econômico e social.
Já na década de 90 do século passado o Brasil passou a sofrer um monitoramento mais apurado por parte dos organismos internacionais, principalmente os relativos aos Direitos humanos em função das sucessivas crises econômicas vivenciados pelos brasileiros. A queda nos níveis de render propiciou o avivamento do trabalho escravo, da exploração infantil, da prostituição, do desemprego, enfim, uma piora substancial dos indicadores sociais o que faz com que fosse necessário a implantação de programas de apoio social para minimizar os efeitos da retração da economia.
O assistencialismo, no entanto, não garantiu o respeito aos direitos do cidadão, pelo contrário. Embora esses programas estivessem atrelados à exigências de cunho legal também não foram eficazes no processo de transformação da sociedade.
Já na primeira década do século atual, o pais vivenciou momentos de prosperidade econômica e, mesmo assim, houve uma degradação mais forte dos valores humanos no pais. A violência urbana passou a ser mais nítida e mesmo no campo ocorreram diversos focos de conflitos sociais.
A urbanização no brasil acentuou-se na década de 80 com as correntes migratórias, principalmente oriundas da Região Nordeste.
Nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo ocorreram processos de favelização e que, nos anos 90, estendeu-se para outros capitais e cidades anteriores de médio porte.
A concentração de população de baixa renda em espaços degradados fez com que o índice de violência urbana aumentasse drasticamente e a repressão a essa violência de forma proporcional.
Com o aumento proporcional da repressão em função desse desordenamento urbano, passou-se a ter evidência à forma de relação entre o Estado e o Cidadão, constituindo-se em uma gama de conflitos de interesses e por consequência, a discussão sobre o que é direito humano.
...