Os Menores infratores
Por: Gianluca12 • 21/11/2017 • Artigo • 1.961 Palavras (8 Páginas) • 403 Visualizações
MENORES INFRATORES
Delinquência juvenil e a precariedade familiar
[pic 1]
2017
MENORES INFRATORES
Delinquência juvenil e a precariedade familiar
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a avaliação da Disciplina de Metodologia Cientifica do Curso de Direito da Faculdade Educacional de Medianeira.
Professora: Patrícia Paula Bellon, Dra.
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus e também aos nossos familiares e amigos que nos apoiam nessa jornada.
AGRADECIMENTOS
[pic 2]
À
UDC MEDIANEIRA e toda sua equipe, pelas contribuições.
Professora Patrícia Bellon pela orientação.
A todos os professores pelo incentivo para sempre continuarmos.
Aos nossos familiares pelo grande apoio que nos oferecem.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Albert Einstein
RESUMO
[pic 3]
O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre os objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Devem-se evitar: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. Quanto a extensão os resumos devem ter: de 150 a 500 palavras (os de trabalhos acadêmicos – teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
PALAVRAS-CHAVE: Resumo. Formatação de resumo. ABNT.
SUMÁRIO
RESUMO 5
1 INTRODUÇÃO 7
1.1 PROBLEMA 7
1.2 OBJETIVOS 7
1.2.1 Objetivo Geral 7
1.2.2 Objetivos Específicos 7
1.3 JUSTIFICATIVA 8
2. ANALISE HISTÓRICA DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA 9
3 METODOLOGIA OU MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS 11
4 RESULTADOS ESPERADOS 12
5 CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Introdução é a apresentação rápida do assunto abordado e seu mérito. É uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. É o momento em que acontece a contextualização do estudo a ser feito.
- PROBLEMA
De que forma a precariedade familiar prejudica a mentalidade do jovem e estimula a delinquência juvenil?
- OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo esclarecer de que forma a precariedade familiar influencia na que delinquência juvenil.
1.2.2 Objetivos Específicos
• Conhecer o âmbito familiar no qual vivem os menores infratores;
• Descrever o local onde essas famílias residem;
• Explicar de que forma essa precariedade influencia no aumento da delinquência juvenil.
- JUSTIFICATIVA
O tema a ser discutido e apresentado aborda as principais causas e efeitos que faça com que uma criança ou adolescente saia do seu juízo moral para com a sociedade e passe a cometer crimes, formando assim uma concepção de vida própria.
É de devida importância, pois gera exaustivas polêmicas sobre a violência praticada por menores na sociedade, o que nos faz questionar sobre a possibilidade de reduzir a maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, a fim de reduzir consideravelmente o número de crimes que vem a ser praticados pelos mesmos.
Tem-se como principal motivo para tais atos, a falta de estrutura familiar e traumas sofridos na infância, ou seja, nos faz pensar se a causa de um menor se tornar infrator ainda na infância provém, ou não de sua própria família ou do meio onde vive.
Este assunto nos traz a chance de conhecer um pouco mais sobre a delinquência juvenil e as principais causas para que isso aconteça, uma vez que pode servir de base para novas pesquisas sobre o tema relatado, além de resolver tais problemas e responder certas perguntas indagadas constantemente pela sociedade.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Uma forma de entender um pouco mais sobre algumas atitudes da criança e do adolescente seria o resgate histórico da serie de problemas em torno deles, uma vez que para se compreender o presente é necessário estudar o passado. Crianças vítimas de abusos são propicias a praticarem tais atos contra si, e contra outros indivíduos cometendo delitos. Deste modo sofrendo abusos ainda no seu desenvolvimento como personalidade jurídica, eles passam de agredidos pra agressores.
Na antiguidade em impérios como a Roma a família tinha como fundamento o pater familiae que era executado pelo chefe familiar (pai). Este chefe tinha total domínio sobre seus filhos enquanto estivessem sobre sua autoridade independente de idade, os mesmos deveriam acatar suas decisões se assim não fizessem o pater tinha como direito decidir pela condenação a morte do seu próprio filho.[1]
...