Menores infratores e a familia
Por: Simone Soares • 16/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A presença da família com seus laços e convívio familiar é outro ponto marcante para que se obtenham resultados, priorizando estes itens é visivelmente que a criança e adolescente terá um desenvolvimento com pessoa digna de direitos. Em alguns casos a lei sempre deixa a desejar, pois inúmeras vezes nos deparamos com a falta de respeito com as crianças e adolescentes de nosso país, em jornais é comum ter reportagens de abusos, moral, sexual, físico, trabalho infantil, violação de direitos e entre outros casos, dentro do núcleo familiar.
Nesse sentido, Figueira (1987) aponta que estes rápidos processos de mudanças ocorridas nas relações e nos valores familiares levaram à inexistência de referenciais pessoais claros para a orientação da conduta dos indivíduos. Assim, determinados comportamentos que até há alguns anos atrás eram considerados como culturalmente aceitáveis, e até mesmo, esperados, como é o caso da utilização da força física na educação da criança, seja pelos pais, seja pelos cuidadores, atualmente são criticados e coibidos pelos direitos constitucionais (Cecconello, De Antoni & Koller, 2003)
O Estatuto da Criança e Adolescente - ECA é um instrumento peça fundamental para que os profissionais que trabalham na área de proteção a crianças e adolescente o tenham em mãos e com serena utilização deste Estatuto. É de grande importância que a população tome conhecimento dele, pois assim poderão reivindicar seus direitos básicos e saber se nossas crianças e adolescentes estão passando por alguma forma de negligência ou se estão com seus direitos violados.
A punição desses crimes pela demora passa a ser despercebida pode até ser esquecida pela demora que a justiça causa , a meu ver casos de agressão a crianças e adolescentes que tem muita repercussão na mídia pode ter um lado positivo e negativo. Aos adolescentes que tem algum conflito com a lei a punição chega a ser injusta por muitas vezes, devemos observar sua trajetória de vida, o ambiente em que convive ou conviveu, pois observar estes pontos é fundamental para se chegar a alguma conclusão a seu respeito, visto que as condições de vida são importantes para ver a pressão sobre eles e poder entender por estarem nesta situação.
Acredita – se que para amenizar esta situação a ECA precisa ser urgentemente atualizada, pois quando foi criada na década de 90 as atividades que crianças e adolescentes faziam na época é totalmente diferente desta geração de hoje, por exemplo, examina – seque influências das drogas e tráfico são constantes uma das maiores atividades feitas por adolescentes que pode leva – lós a praticar crimes, deixar escola e entrar em conduta criminosa o que na década de 90 não tinha esse tipo de caso que hoje nos estamos nos deparado.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O projeto de pesquisa delimita-se no estudo da formação do indivíduo através do princípio da afetividade e da base familiar. A bibliografia que trata do tema afirma que as crianças com desenvolvimento mais estimulado afetivamente, com família melhor desenvolvida, se tornarão adultos com comportamento com maiores
possibilidades de vivenciar em sociedade com relações saudáveis e estáveis.
3 PUBLICO ALVO
Atender adolescentes e crianças atendidos no CRAS do município de Ipueiras.
4 OBJETIVO
4.1 OBJETIVO GERAL
• Refletir sobre a influencia das relações afetivas dos adolescentes e crianças em sua famílias de origem sobre o comportamento infracional dos mesmo.
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO
• Identificar a influencia dos relacionamentos afetivos no envolvimento de adolescentes e conflito família, Fortalecer a importância do ECA(Estatuto da Criança e Adolescente ) e as competências familiares.
5 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema veio a partir de vários fatos ocorridos na comunidade, no município de Ipueiras-CE ,onde crianças e adolescentes entram cada vez mas cedo para a vida das drogas ,uma escolha muitas vezes sem volta para alguns , pois falta apoio das famílias e da sociedade.
Considerando a de total relevância a ser pesquisado, pois servirá de proposta a ser usada pela instituição para o planejamento de suas atividades de como uma possível solução a compreensão de alguns assuntos em família que possa ajudar pais e filhos para um convívio familiar harmônico uma forma de mostrar a sociedade que devemos denunciar se acontecer qualquer forma de negligência com nossas crianças e adolescentes e a importância de que a proteção social básica e especial esteja em parceria neste contexto.
Após esses acontecimento de adolescentes envolvido em crimes por drogas em nossa cidade surgiram questionamentos: Porque as autoridades não cumpriram seu papel? Porque os adolescentes não estavam sendo assistidos pela rede Sócia assistencial ou tudo isso pode decorrer dos conflitos familiares no seu cotidiano?
Dessa forma, atualmente, além das preocupações gerais dos pais com a questão de como lidar com a adolescência dos filhos, existem dois grandes problemas que vêm afligindo os adultos que possuem filhos adolescentes. São eles: a iniciação sexual precoce e a ameaça da drogadição, os quais trazem consigo também a preocupação crescente com a possibilidade do contaminação pelo vírus HIV, uma vez que tem crescido assustadoramente o número de adolescentes contaminados por este agente infeccioso. Estes dois aspectos se destacam na pauta de preocupações parentais, uma vez que as influências do contexto no qual os adolescentes se desenvolvem, tanto no que diz respeito à família quanto no que concerne ao ambiente macrossocial, associadas às características de imaturidade emocional, impulsividade e comportamento desafiador que frequentemente estão presentes na fase da adolescência, resultam
no engajamento em comportamentos considerados de risco, como por exemplo a iniciação sexual precoce, a ausência de proteção durante o ato sexual, uso de substâncias psicoativas e baixos níveis de atividade física (Rebolledo, Medina & Pillon, 2004).
No Município de Ipueiras-Ce , contamos com trabalho de rede a proteção as famílias básica e oferta pelo O CRAS(Centro de Referencia da
...