PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE
Por: silveiraingridd • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE- REGRAS DO REGIME FECHADO
Penas privativas de liberdade, como o próprio nome já diz, são aquelas em que o agente paga o seu ato infracional com a sua própria liberdade, evitando assim que outras praticas sejam efetuadas.
São três as espécies: reclusão, detenção e prisão simples.
Existe o regime penitenciário fechado, semiaberto e aberto, para cada um são necessários certos requisitos para que o agente possa alcança-lo.
Para a reclusão há três tipos de regime inicial:
- Sendo a pena menor maior que 8 anos, iniciara em regime fechado;
- Sendo a pena maior que 4 anos e menor que 8 anos, iniciará em semiaberto;
- Sendo a pena menor que 4 anos, iniciara em regime semiaberto.
- Se o condenado for reincidente, iniciará sempre em regime fechado, independente da pena.
As regras do regime fechado são:
- Exame criminológico: o condenado e submetido a exames para classificar e individualizar a sua execução.
- Trabalho interno: o direito penal tem a finalidade não só de punir, mas também de ressocializar o preso. Sendo o trabalho o direito social que esta assegurado na Constituição Federal, este ficara sujeito a colaborar de acordo com sua experiência e aptidões.
- Trabalho externo: admite-se o trabalho externo em serviços ou obras publicas.
Obs: aplica-se ao agente que demonstrar risco para a ordem do sistema carcerário regime disciplinar diferenciado. Este ficara em cela individual, no Maximo dois visitantes por duas horas semanais, e duas horas de banho de sol por dia, pelo prazo Maximo de 360 dias.
DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE-REGRAS DO REGIME SEMIABERTO
As regras do regime semiaberto são:
- Exame criminológico: assim como no regime fechado e necessário a sua realização, porem, não e obrigatório, podendo ser realizado ou não.
- Trabalho: possui as mesmas regras que o regime fechado, porem o agente tem mais liberdade do que no sistema carcerário.
- Autorizações de saída: aplica-se aos condenados em regime fechado ou semiaberto, dividido em permissão de saída e saída temporária:
- Permissão de saída: obtem permissão de saída nos casos de falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente ou descendente ou irmão ou necessidade de tratamento medico.
- Saída temporária: a saída temporária esta disponível somente para regime semiaberto, que poderão solicitar autorização sem vigilância para visita a família, frequência a curso supletivo, 2º grau ou superior, ou atividades que contribua para sua ressocializacao.
DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE-REGRAS DO REGIME ABERTO
As regras do regime aberto são:
Para o regime aberto são necessários requisitos como o bom comportamento, a autodisciplina e o senso de responsabilidade do condenado. Sendo assim, so poderá entrar para o regime aberto o condenado que apresentar tais requisitos, aceitando também as condições impostas pelo juiz.
...