PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS
Por: anderlim197 • 31/7/2017 • Artigo • 3.878 Palavras (16 Páginas) • 380 Visualizações
PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS.
Brasília – DF
2017
PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS.
]
Brasília – DF
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2 JUSTIFICATIVA. ......................................................................................................5
3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ...........................................................................5
4 OBJETIVOS DO P.I. ................................................................................................6
5 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO. ...........................................................................6
6 ORGANOGRAMA DA ÁREA DE ESTUDO..............................................................6
7 PESQUISA SOCIODEMOGRÁFICA ........................................................................7
8 PROBLEMA PESQUISADO .....................................................................................8
9 DEFINIÇÕES, CATEGORIAS E CONCEITOS UTILIZADO. ....................................8
9.1 CARGOS E FUNÇÕES. ........................................................................................8[pic 2]
9.2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO........................................................................11
9.3 POLÍTICAS SALARIAIS/REMUNERAÇÃO .........................................................12
9.4 PROGRESSÃO FUNCIONAL .............................................................................14
9.4.1 PONTUAÇÃO...................................................................................................16
9.4.2 SALÁRIO MENSURADO PELA PONTUAÇÃO ................................................16
9.4.3 ORGANOGRAMA DO SETOR.........................................................................17
10 CONCLUSÃO.......................................................................................................18
11 BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................19
APÊNDICE ................................................................................................................20
1 INTRODUÇÃO.
Na era do conhecimento, possuir uma boa estrutura e alta tecnologia não é o bastante. A organização precisa de profissionais com capacidade para direcionar corretamente a empresa. Um ótimo desempenho organizacional está diretamente ligado à administração de pessoas. As atividades são desempenhadas com mais atenção e vontade quando são oferecidas melhores condições para desenvolvê-las. Outra questão importante é a valorização por parte da empresa, que promove um sentimento de motivação em seus colaboradores, pois segundo Robbins (2005, p. 132), motivação é “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”.
O salário não é mais visto como único fator motivacional é apenas o pagamento pelo seu trabalho prestado, a remuneração vem tomando esse espaço. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. (CHIAVENATO 2004).
Neste cenário a administração de recursos humanos vem ganhando destaque no dia a dia das organizações, procurando uma forma de manter seus funcionários motivados para que possam alcançar melhores resultados.
Com o plano de cargos e salários, cargos bem estruturados e políticas de remuneração bem definidas, os gestores de recursos humanos terão uma base melhor para definir o perfil de um funcionário a ser admitido, treinamento, hierarquia da empresa, avaliação de desempenho justa e possibilidade de crescimento profissional.
2 JUSTIFICATIVA
Por ser uma empresa de grande porte, reconhecida na área de atuação e havendo uma mudança na direção da organização há pouco tempo, além de um aumento no número de clientes e número de funcionários, observou-se a necessidade de complementar suas atividades de recursos humanos. A elaboração e análise do plano de cargos e salários seria o primeiro passo para uma impulsão em sua gestão de pessoal, visto que não há um enfoque por parte da organização na área estuda, evidenciando-se a oportunidade de apresentação de melhorias.
3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O Hospital Santo Helena, situado na SHLN 516, conjunto D, Asa Norte, Brasília-DF, está atuante no mercado há 45 anos. O hospital trabalha com uma grande gama de especialidades, como: cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria.
A organização escolhida tem uma grande dimensão e uma alta gama de funcionários então visamos escolher um setor da organização sendo ele o de atendimento ao cliente, por ter total relacionamento com os clientes e tendo que representar a organização.
Missão
Prestar atendimento médico-hospitalar de alta eficácia, com equipes qualificadas e motivadas de forma humanizada, respeitando a ética e o indivíduo em seu contexto social.
Visão
Ser reconhecido regionalmente na prestação de serviços médico-hospitalares de alta complexidade, visando a satisfação dos clientes e funcionários através de gestão, segurança e qualidade assistencial.
Valores
Ética, satisfação dos clientes e profissionais, responsabilidade social, sustentabilidade.
Os valores em uma empresa possuem um papel determinante para a definição de sua identidade. Considerando que deve ter uma busca constante pela qualidade do serviço, gerando satisfação dos clientes, uma boa estrutura e um plano de cargos e salários para seus profissionais, tudo isso aliado a ética empresarial, esse seria um cenário perfeito. Mas como observado na pesquisa feita com os funcionários do setor de recepção do pronto-socorro, a insatisfação é evidente, considerando a remuneração e a falta de um plano de carreia.
...