POLITICA
Por: 1245694897505 • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Ciência Política
Ainda que estudo de política tenha sido constatado na tradição ocidental desde a Grécia antiga, a ciência política propriamente dita constituiu-se tardiamente. A ciência política tem como objeto de estudo para alguns o Estado e para outros o Poder.
A política indica todos os procedimentos relativos a cidade, ou cidades-estados.Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo e da sociedade civil. Organizada pelos partidos políticos, pela influência do poder público.
Para Thomas Hobbes, o "estado de uma natureza" é qualquer situação em que não há um governo que estabeleça a ordem. O fato de todos os seres humanos serem iguais no seu egoísmo faz com que a ação de um só seja limitada pela força do outro, mas nenhum irá "ser melhor" do que o outro em todos os aspectos. Um homem não sabe o que o outro pensa, como suas possíveis atitudes e reações, atacando para sair de seu possível estado de insegurança ou para se defender se um possível ataque. Visto que não há um estado controlando as atitudes humanas, atacar é a maneira mais sensata, visto que no pensamento de Hobbes o homem é racional no estado de natureza. Logo dizer que o pensamento de Hobbes no estado de natureza é que "homem é o lobo do homem", está errado. Para que todos não acabem se matando e tenham segurança, é necessário um Estado, uma instituição de poder comum. Aqui o "direito natural" é o direito de cada um usar o seu poder para se autopreservar e satisfazer os seus desejos. O "estado de natureza" é sempre um estado de Guerra: mesmo que não haja batalha, ela está latente, podendo ocorrer a qualquer momento e sem causa aparente. Preocupados em se defender ou atacar, todos seres humanos se tornam incapazes de gerar riquezas. De acordo com Hobbes, “a origem das sociedades amplas e duradouras não foi a boa vontade de uns para com os outros, mas o medo recíproco”.
O estado de natureza para Hobbes é qualquer situação em que não há um governo que estabeleça a ordem,
...