PROCESSOS OPERACIONAIS: Uma abordagem teórica sobre as técnicas e ferramentas na eliminação de desperdícios
Por: Graice Mendes • 7/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 281 Visualizações
PROCESSOS OPERACIONAIS: Uma abordagem teórica sobre as técnicas e ferramentas na eliminação de desperdícios.[a]
Emiy Peixoto – RA 349593312445
emilyrenatavictoria@gmail.com
Isabela Escorcio – RA 337011212445
Isabbela.escorcio@live.com
Curso de Tecnólogo em Logística – 2° Semestre
Prof. Thiago Freire – Orientador da Disciplina de Projeto Integrado
Resumo
O foco está na melhoria da qualidade do serviço, e eficácia dos processos operacionais do serviço/produto produzido. Através de técnicas e ferramentas, como MRP, PMP, PCP, Layout, ciclo PDCA e 5W2H, trás um auxilio nas tomadas de decisões.
Utiliza-se como base a coleta e análise critica de dados, mantendo o Kaizen do negócio.
Para alcançar bons resultados deve-se traçar metas e estratégia mapeando os processos para que o cliente receba o produto final com exatidão. A união do suprimento e demanda fará com que os processos sejam mais produtivos e eficientes.
A questão é identificar e analisar, permitindo uma redução de custo no desenvolvimento do produto e das falhas entre os processos, solicitando uma mudança e melhoria imediata.
Palavras-Chave: Melhoria. Resultado. Processo. Kaizen.
1. Introdução
Com o enorme avanço da tecnologia no último século, as empresas que antes acreditavam que só com a venda de seus produtos ou serviços era possível a obtenção de lucro, passaram a desenvolver novos critérios, visando a redução de custos, e o máximo de lucros. Tem buscado novas técnicas e ferramentas para que sejam aplicadas em seus processos operacionais.[b]
Esse tema foi selecionado, pois cada vez mais empresas de diversos portes e diferentes setores mercadológicos estão à procura de novos métodos que possam auxiliar nas dificuldades encontradas no dia a dia. Essa pesquisa consiste em entender quais os principais métodos desenvolvidos e de que forma podem ser aplicados para atender determinadas necessidades de cada empresa?[c]
2. Objetivo
O trabalho a seguir tem como intuito compreender as técnicas que são utilizadas pelas empresas direcionadas ao desperdício. Tendo como objetivo especifico descrever o funcionamento dessas técnicas, explicar onde podem ser aplicadas e orientar a melhor alternativa para cada determinada situação.
3. Material e métodos
A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, tendo como principais fundamentos artigos atualizados. Os portais de buscas que foram utilizados são: Google Acadêmico, Scielo e Capes. Tendo como palavras chaves: redução de custos, processo Kaien, método Lean.[d]
4. Fundamentação Teórica
4.1. Conceito das Principais Ferramentas
Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia as organizações adquiriram uma visão mercadológica mais abrangente planejando várias formas de ganho. Sendo assim observou-se que dentro das empresas havia alguns pontos a serem melhorados, como os grandes desperdícios gerados por falta de organização ou atenção.
Usando a tecnologia a seu favor as empresas adquiriram algumas técnicas em seus processos produtivos. Tendo como exemplo o “JIT (Just in time), que bem aplicado, pode trazer maiores retornos sobre os investimentos, redução de verba, redução de estoques e melhoria na qualidade (LAUGENI, 2009)”. O que leva-se a crer que essas técnicas são responsáveis pelo auxílio no planejamento para que cada vez sejam eficiente e eficaz.
Outrossim, devem-se validar os gastos de seus processos, o tempo de produção do produto ou serviço. E a lucratividade dos mesmos, através de técnicas a redução de custos se torna habitual, pois segundo Antunes (1998 apud KAYSER, 2001 p. 7)
As perdas por superprodução, por transporte, no processamento em si, devido á fabricação de produtos defeituosos e nos estoques se relacionam com a função processo, na medida em que se visam racionalizar o fluxo do objeto de trabalho no tempo e no espaço. As perdas por espera e no movimento se relacionam diretamente com a função operação pelo fato de estarem focadas na análise do sujeito do trabalho (pessoas e equipamentos). Ou seja, durante a realização do mapeamento para identificar perdas é necessário avaliar os possíveis aspectos de desperdícios relacionando um ao outro.[e]
Em síntese, as conclusões são bem claras deve-se realizar um check-up em todos os setores, calculando e apontando a causa raiz do prejuízo, adquirido por falta de planejamento ou organização. Sempre que houver uma operação que envolve capital alto ou capital parado, como um estoque por exemplo. É recomendado fazer uma análise minuciosa antes e durante os processos para manter o equilíbrio e maior lucratividade.
4.2. Técnicas para Gerenciamento da Qualidade
Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar uma empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Deve-se pensar nos vários aspectos e não somente no lucro.
Veja algumas das principais ferramentas da qualidade:
Diagrama de Pareto: Técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais;
Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa: Técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo. Também é chamado de Espinha de Peixe, por causa do formato do seu diagrama.
Histogramas: Responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período;
...