PROVA INTERDISCIPLINAR – CURSO DE DIREITO
Por: João Gabriel Gonçalves • 23/8/2021 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1] | Mantido pela Sociedade Porvir Científico Credenciado pela Portaria Ministerial nº. 217 |
PROVA INTERDISCIPLINAR – CURSO DE DIREITO
Turma: Direito Penal I Sem: 3º sem Peso: até 20 pontos
Acadêmico(a) __________________________________ 25/06/21
Analise a situação a seguir:
Na data de 11 de junho de 2021 o senhor Amado Escobar, casado em comunhão parcial de bens com a senhora Joana Moreira, funcionário da empresa Aves Tubulações Ltda, sem autorização de seus superiores hierárquicos, se apropriou de um automóvel para utilizá-lo no final de semana. Mesmo não sendo habilitado, esse foi até uma casa de show onde passou a madrugada com os amigos consumindo bebidas alcoólicas. Não obste, este resolver participar de uma competição automotiva (racha), e acabou gerando uma colisão com outro veículo que ocasionou um prejuízo de R$ 10.000,00 (dez mil reais), bem como, impediu o senhor Antonio Souza de trabalhar pelo período de 30 (trinta) dias, fazendo com que este deixasse de ganhar R$ 6.000,00 (seis mil reais) com seu trabalho de pintura em imóveis, e por via de consequência, ficasse em mora com a pensão alimentícia de sua filha, a pequena Marieta Souza.
Com base no texto acima, responda corretamente o que segue:
1-O impacto produzido pelo veículo conduzido pelo Sr. Amado Escobar, atingiu a lateral esquerda do veículo conduzido por Antonio de Souza, que no momento ficou desacordado, com sangramento muito intenso, em virtudes dos cortes profundos sofridos no momento do impacto.
Ao perceber a gravidade dos fatos, Amado Escobar, retira a vítima, Antônio, do veículo e o conduz ao pronto socorro, onde recebeu o atendimento médico, que certamente contribuiu com a manutenção da vida da vítima. De acordo com o CP, a conduta de Escobar após a colisão, caracteriza:
a)dolo
b)culpa
c)arrependimento posterior
d)arrependimento eficaz
e)inexigibilidade de conduta diversa.
2-Analise as situações a seguir:
I-Caso o Sr. Amado Escobar, não seja encontrado, poderá a autoridade policial, efetuar a prisão de Joana Moreira, por ser sua esposa.
II-Ante o fato de que o veículo estar registrado em nome da Pessoa Jurídica, poderá o sócio responsável ser denunciado pelo delito em comento.
III-Pelo fato de ser casado, embora Amado Escobar, no momento dos fatos, tivesse 17 anos, seria considerado imputável, ou seja, penalmente capaz no âmbito penal, certo de que, oi casamento é uma das formas de emancipação.
IV-caso a colisão provocada por Amado Escobar, no veículo de Antonio Souza, tivesse ocorrido para que o condutor não atropelasse uma criança que repentinamente apareceu na pista de rolamento, poderia alegar a excludente de ilicitude da legítima defesa.
V-Caso o Sr. Antonio Souza, fosse um cidadão Caribenho, em visita ao Brasil, mesmo assim, a competência para apurar os fatos seria da Justiça brasileira.
Com base no ordenamento jurídico, é(são) correta(as), apenas:
a)I e II b)II e V c)I, III e V d)III e V e)V
...