Pena de morte
Por: 717563 • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 809 Visualizações
Atividades Complementares
Como última atividade complementar sugerida para este semestre, os alunos deverão:
(1º) escolher um dos temas abaixo:
- pena de morte; x
- maioridade penal;
- direitos humanos;
- dano moral;
- trabalho escravo;
- acesso à Justiça;
- Juizados Especiais Cíveis (JEC).
(2º) apresentar um relatório sobre o tema escolhido, contendo:
- Justificativa para escolha do tema: Entender melhor esse modelo de pena, que é seguido em outros países e qual o impacto gerado para a redução deste tipo crime na sociedade.
- Desenvolvimento do tema: Sabendo que o Brasil é membro do Protocolo da Convenção Americana de Direitos Humanos para a Abolição da Pena de Morte, que foi ratificado em 13 de agosto de 1996. De acordo com a lei internacional, a aplicação da pena de morte durante tempos de guerra é aceitável. O artigo 2, parágrafo 1 do Segundo Protocolo Opcional das Nações Unidas para o Acordo Internacional dos Direitos Civis e Políticos Objetivando a Abolição da Pena de Morte permite os membros a manter alguns tipos de exceções para a pena capital, incluindo a de utilizá-la em tempos de guerra. A ONU confirma que a pena de morte é ilegal e é considerada como uma pena de tortura. As penas de morte são consideradas Crimes de guerra e também Crimes contra a Humanidade. Podemos observar o tema sendo narrado e estudado pela esfera penal em nosso ordenamento jurídico. Conteúdo este que em suas diversas opiniões expõe a gravidade que os transgressores tratam os indivíduos dados como irrecuperáveis, que cometeram um crime de tal forma doentia que torna – se impossível chegarem a ser pessoas “normais” em sociedade.
Os que são favoráveis desta medida acreditam que esse tipo de pena faria com que a criminalidade mais violenta diminuísse e teríamos uma sociedade melhor, de contra partida os que são contra a medida, argumentam e evocam a religião, onde o individuo tem o direito a ser perdoado, logo a ter outra oportunidade.
- Conclusão: Concluindo assim que, ainda que este ato deplorável seja tido como ação corretiva, a pena de morte não poderá ser utilizada como medida de correção absoluta, visto que trata se de um ato contra a vida, uma vez que a vida sob a visão dos direitos humanos não tem preço.
A atividade acima deve ser desenvolvida por meio de relatório MANUSCRITOS.
Carga horária: 5h.
É possível que o aluno faça dois relatórios (no máximo), ou seja, permite-se a escolha de dois dos temas acima, respeitando todas as orientações acima. Na hipótese de escolha de dois temas, deverá o aluno elaborar e protocolar dois relatórios.
...