Pesquisa Acadêmica-Penal II
Por: Bruna Batista • 12/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 500 Visualizações
Faculdade Processus
Direito Noturno
Aluna: Bruna Carolina de Castro Batista.
Pesquisa Acadêmica-Penal II
Questão 1) O Art. 68 do Código Penal prevê um sistema trifásico de aplicação da pena pelo magistrado. Sobre esse sistema, marque a alternativa correta:
- O juiz deve se atentar unicamente aos preceitos legais objetivos para determinação da pena. (Errada- art. 59 do CPB – Aspectos subjetivos do condenado devem ser analisados tais como personalidade, antecedentes etc,)
- O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime. (Correta- art. 59 do CPB.).
- As causas de aumento e de diminuição da pena devem ser computadas na primeira fase da operação pelo sistema trifásico. (Errada- Cálculo da pena-Art. 68 - A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento.
- O comportamento da vítima é irrelevante para a dosagem da pena-base. (Errada-Caso a vítima tenha concorrido para a prática delitiva de algum modo, deverá ser diminuída a pena.
- As circunstâncias do crime são elementos subjetivos e se referem ao comportamento emocional do autor no momento do crime. (Errada- circunstâncias do crime são elementos objetivos e se referem ao fato criminoso e não ao autor).
Questão 2) Na segunda fase da dosimetria da pena são analisadas a incidência de circunstâncias agravantes e atenuantes genéricas. Marque a alternativa correto sobre a fase mencionada:
- Circunstâncias relevantes anteriores ou posteriores ao crime não podem contribuem para atenuação da pena. (Errada- art. 66 -A pena poderá ser ainda atenuada em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei.
- Ser o agente menor de 18 (dezoito), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentença é considerada circunstância atenuante. (Errada- art.65 I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentença.)
- As circunstâncias agravantes elencadas no art. 61 do CPB sempre agravam a pena mesmo quando constituem ou qualificam o crime. (Errada- art.61 caput – São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime...)
- Executar o crime, ou nele participar, mediante paga ou promessa de recompensa em concurso de pessoas é agravante da pena. (Correta- art.62.IV)
- Para efeitos de reincidência são considerados crimes próprios ou políticos. (Errada- art. 64. II- não se consideram os crimes militares próprios e político para reincidência.)
Questão 3) Ainda sobre a Segunda Fase da dosimetria da pena marque a alternativa correta:
- Na segunda fase de aplicação da pena, a pena intermediária pode ser fixada abaixo do mínimo legal. (Errada- Súmula 231 STJ:" A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal.")
- As circunstâncias atenuantes e agravantes não estão previstas em lei e devem ser analisadas no caso concreto cabendo discricionariedade do Magistrado. (Errada- Estão prevista exclusivamente na Parte Geral do Código Penal e são de aplicação obrigatória).
- Apenas a agravante de reincidência tem aplicabilidade em crimes dolosos e culposos. As demais somente poderão ser consideras pelo magistrado quando a conduta for dolosa. (Correta- não teria sentido punir mais severamente alguém que não quis o resultado danoso)
- Ter o agente cometido o crime contra irmão não incorre como circunstância agravante, seria apenas uma causa de aumento de pena. (Errada- art 61 II e.- contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge;)
- Prevalece a condenação anterior para a reincidência, se entre a data do cumprimento ou extinção da pena e a infração posterior tiver decorrido período de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o período de prova da suspensão ou do livramento condicional, se não ocorrer revogação. ( Errada- art. 63 I)
Questão 4) Sobre a terceira fase da dosimetria da pena, assinale a alternativa correta:
- Corresponde a análise da incidência ou não das causas de aumento ou diminuição de pena. (Correta: Art. 68 - A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento.)
- As causas de aumento/diminuição de pena não podem ultrapassar os limites legais. (Errada- Integram a estrutura típica do crime e, devido ao legislador indicar os montantes de aumento e diminuição, pode ultrapassar os limites legais).
- O arrependimento posterior não é causa de diminuição de pena. ( Errada- É causa de diminuição de pena-art.16)
- No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, o juiz não pode limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição. (Errada- art.68 Parágrafo único- No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.)
- Nenhuma das alternativas anteriores. (A letra a é correta)
Questão 5) Sobre a dosimetria da pena, marque a alternativa incorreta:
- Ter o agente cometido o crime por motivo fútil ou torpe é considerada circunstância agravante quando não constituir ou qualificar o crime. (Correta- art. 61 II B)
- Ter o agente cometido o crime com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, ou com violência contra a mulher na forma da lei específica, é considerada circunstância agravante quando não constituir ou qualificar o crime. (Correta- art-61 II F)
- A tentativa e o arrependimento posterior são considerados causas de diminuição da pena. (Correta- art.14 e art. 16)
- Não é aceito a aplicação da teoria da culpabilidade como fator de atenuação da pena. (Errada- A teoria da culpabilidade é aceita como fator de atenuação da pena pois a lei concedeu margem de liberdade ao magistrado, que deverá apenas atender aos requisitos do art. 66)
- Na segunda faz, são consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes. (Correta- art. 68)
Questão 6- Sobre a dosimetria da pena e as implicações do concurso de crimes, marque a alternativa correta:
- Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, não se aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. (Errado art.69 – Aplica-se cumulativamente as penas privativas de liberdade)
- No concurso material, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, não suspensa, por um dos crimes, para os demais será incabível a substituição pelas penas alternativas. (Correta- art. 69 Parágrafo Primeiro)
- Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado não pode cumprir simultaneamente as que forem compatíveis entre si. (Errada- art.69 Parágrafo Segundo).
- Considera-se concurso material quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. (Errado-O conceito se refere ao concurso formal).
- No concurso de crimes, as penas de multa são aplicadas distinta e parcialmente quando duas ou mais. (Errado art.72- No concurso de crimes, as penas de multa são aplicadas distinta e integralmente.)
...