Pesquisa Academica: Aristoteles
Por: emp1resyst3m • 27/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 601 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
PA – Aristóteles
- Qual é uma das principais tarefas do estudioso da política?
Uma das principais tarefas dos estudiosos da política é descreve-las e classificá-las, um tema que Aristóteles não deixa de destacar.
- Qual é a classificação das formas de governo?
Aristóteles faz a classificação das formas de governo em: governo de um só (monarquia), de poucas pessoas (aristocracia) e um governo de muitos. E também faz uma classificação dessas três formas nas suas formas degeneradas: um único governante desvia o reino é o caso da tirania, a oligarquia pelos seus governantes ruins.
- Qual é a ordem hierárquica das formas de governo?
A ordem hierárquica é formada por seis formas de governo: Monarquia, Aristocracia, Politia, democracia, oligarquia, tirania. Esse critério da hierarquia é: a pior forma de governo é a degeneração da forma melhor.
- Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?
O critério de Ari para classificar as formas boas e más de governo é principalmente o interesse comum ou pessoal. As boas formas são as que os governantes têm como objetivo o interesse comum ao contrário das más formas que visam o interesse próprio.
- Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles?
Aristóteles distingue três tipos de relações de poder, o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. As três formas se diferenciam nos seus interesses base.
- Quais são os tipos de monarquia?
As monarquias possuem várias espécies, temos a dos tempos heroicos, que era hereditária, ocorria o consentimento dos súditos; a de Esparta que era um poder supremo militar que possuída uma duração perpetua; tinha a dos chefes supremos os “tiranos eletivos” de uma cidade eleito por certo período ou em caráter vitalício; a monarquia dos povos bárbaros, conhecida como monarquia despótica, introduziu uma característica histórica muito forte nos séculos seguintes.
- Quais são as características da monarquia despótica e em que difere em relação à tirania?
O poder despótico é absoluto, exercido no interesse de quem governa ou quem é governado. Aristóteles justifica alguns homens escravos por natureza e da mesma forma, há também povos que são naturalmente escravos. O poder despótico é o único que pode ser exercido sobre esse povo, pois é o único poder ajustado à natureza desses povos, é um poder rígido, como o senhor dos escravos. Esses povos aceitam o poder sem dificuldades, sem lamentar-se, ao contrário dos tiranos cujo os súditos sempre se opõem ou lamentam tais atos.
- Quais são as características da Politia?
Possuí características essencialmente morais, pois a formação moral dos cidadões é principal meio de manter a virtude do estado. O estado é superior ao indivíduo, então a coletividade é superior ao indivíduo. O homem deve ser satisfeito pelo estado em todas as suas necessidades, pois é um animal naturalmente social, politico, sendo assim não pode ser perfeito sem a sociedade do estado.
- Quais são os procedimentos enunciados por Aristóteles para conciliar oligarquia e democracia?
Aristóteles afirma que a fusão dessas duas más formas de governo resulta em uma boa forma de governo. Pois o que vale é o qualitativo: rico e pobre. A fusão dessas duas formas pode resulta em algo bom, por que a união entre ricos (oligarquia) e pobres (democracia) resulta em algo positivo que seria a visão do bem comum.
...