Prevenção ao Delito
Por: isadora93 • 7/12/2015 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Sobre a Prevenção ao Delito podemos dizer que ocorre no campo criminal compreende todas as ações que buscam coibir a ocorrência dos delitos.
Existem as chamadas ações diretas e indiretas como medidas de combate ao delito. As ações diretas possuem como foco a infração penal in itinere ou em formação iter criminis. A atuação da polícia ostensiva em seu papel de prevenção, manutenção da ordem e vigilância.
As ações indiretas agem sobre o crime de forma mediata, procurando cessar as causas e os efeitos do Delito.
Cabe ao Estado no combate à criminalidade apresentar níveis de prevenção como atacar a essência do problema com educação, emprego; destinar setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo e buscar para o recluso a ressocialização apregoada pela Lei de Execução Penal.
O desejável é que o Estado Social destine todos os seus esforços, positivamente, em favor das áreas carentes, melhorando a qualidade de vida, o bem-estar dos seus cidadãos, a saúde, educação, cultura, os serviços e infraestrutura. Uma possível revisão dos valores sociais proclamados e vividos pela sociedade adulta garante a prevenção eficaz da criminalidade de jovens e menores; oferecer alternativas e incentivar os compromissos com a mudança social..
A prevenção implica prestações positivas, contribuições e esforcos solidários que neutralizem situações carenciados, conflitos, desequilíbrios, necessidades básicas.
Em linhas gerais o fenômeno criminal está associado ao conjunto de fatores intervenientes na constituição de uma determinada sociedade.
Torna-se fácil saber que esse fenômeno criminal herdado de uma tradição sócio - cultural, constitue a base para a análise e a interpretação de organização social que engendraram o comportamento delituoso numa dada referenciada sociedade.
...