Psicologia Forence
Por: Ydaiana • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA CAMPO LIMPO
Disciplina: Psicologia Forence
Curso: Direito
Nome: Ydaiana Celina Alves Rodrigues
RA: 9930014660
Atividade Avaliativa
UNIVERSIDADE ANHANGUERA CAMPO LIMPO
Disciplina: Psicologia Forence
Curso: Direito
Atividade de Avaliativa
Atividade Avaliativa Bimestral da disciplina de Psicologia Forence Tutora Sandra Molina.
Filme: Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Resumo
O filme relata uma história de amor, onde a protagonista Clementina após varias brigas e desiludida decide apagar o seu namorado Joel da sua memoria em uma clínica especializada nisso.
Joel entra em depressão quando descobre o que Clementina fez e decide fazê-lo também, apagando-a assim da memória dele. Mas Joel desiste durante o processo e tenta de várias formas preservar as memórias da amada, mas sem sucesso.
Porém o destino os une novamente, sem que nenhum dos dois lembre que já se conheceram.
Ao final eles descobrem, ficam chocados, mas ficam juntos.
O filme nos faz pensar que um grande amor deve ser lembrado, renovado e se preciso reconquistado.
A Patologia
O filme trata sobre a patologia Amnésia Retrógrada, que é uma perca da memória de longa duração, podendo até mesmo ser irreversível.
A amnésia retrógrada é a impossibilidade de lembrar do passado, é importante entender que a memória das pessoas que normalmente é perdida é a memória explícita, ou episódica. Os pacientes com amnésia mantêm sua personalidade e identidade, além de sua memória implícita, ou processual. Isso porque sua coordenação motora e suas memórias físicas instintivas - como andar de bicicleta - são armazenadas separadamente de suas memórias episódicas. O hipocampo processa inicialmente os dois tipos, mas as memórias episódicas seguem para o córtex, enquanto as memórias processuais vão para o cerebelo.
Conclusão
O filme trabalha com a ideia de tirar a memória específicas, traumas entre outros, não esta muito longe da realidade já que pesquisadores de Nova Iorque, estudam meios de apagar as memórias traumáticas das pessoas.
Esses estudos são uma boa nesses casos traumáticos, porém não deixa de ser uma patologia grave. Devendo assim manter as precauções, pois “não deixa de ser um dano no cérebro” como o próprio filme diz.
Bibliografia
...