Psicologia juridica
Por: Mateusper • 7/12/2015 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
a prática forense pode ser dividida em três áreas diferentes:
Avaliação: a avaliação forense consiste da avaliação de um indivíduo na tentativa de auxiliar os tribunais na abordagem de uma questão legal. Baseia-se em métodos e instrumentos similares à avaliação terapêutica em geral e utiliza também de métodos forenses específicos.
Tratamento: diz respeito aos infratores criminais
Consultoria: mais provável de ocorrer na prática forense do que na prática clínica rotineira, exerce um papel extremamente importante aos psicólogos forenses. Consiste no auxílio a advogados e tribunais na compreensão de aspectos do comportamento humano e saúde mental .
▪ as duas primeiras são centrais para a prática da psicologia clínica
avaliação, a partir da perspectiva clínica, tem como foco a coleta de informações sobre um examinando, a fim de realizar um diagnóstico ou chegar a uma conclusão sobre seu funcionamento psicológico atual.
▪ Esta avaliação consiste de entrevistas, testagem psicológica e coleta de informações de arquivo e de terceiros.
a entrevista clínica é o método de avaliação utilizado com mais frequência na psicologia.
- definição: consiste na reunião de informações sobre um examinando, falando diretamente com ele.
▪ Tipos de entrevistas:
1°) entrevista não-estruturada: não há uma lista de perguntas a serem feitas, mas contém ideia geral do propósito da avaliação, procura reunir informações preliminares.
3°) entrevista estruturada: são os tipos mais formais e mais rígidos de entrevista clínica. Há perguntas específicas a serem feitas, sem a permissão de que o entrevistador desvie destas. Este tipo de entrevista tem um propósito específico, em que o objetivo é claro e focado.
...