REFORMA PREVIDENCIÁRIA
Por: Carolina Tavares • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A Reforma Previdenciária e seus impactos na Aposentadoria
A previdência popularmente dita é a precaução, a cautela sobre determinadas situações futuras. É a capacidade de observar previamente o acontecimento de alguma coisa, para evitar transtornos indesejados ao indivíduo.
No âmbito econômico e financeiro, a previdência tem o significado de precaver. Diante disso, foram criadas medidas e instituições que ajudam a garantir e manter a sobrevivência financeira de pessoas em situações de invalidez ou velhice, como, por exemplo, a aposentadoria e a pensão.
O trabalho em questão, vem, apresentar a reforma previdenciária e os impactos na aposentadoria do cidadão brasileiro. A proposta foi apresentada pelo deputado Arthur Oliveira Maia, e traz como objetivo a mudança nos dois tipos mais comuns de aposentadoria, o tempo de contribuição da previdência e a idade para se aposentar.
Dentro desses tipos de aposentadoria, a maior parte dos brasileiros se aposentam pela idade, pois muitos ainda não trabalham de carteira assinada, o que os impede de optarem pela aposentadoria por tempo de contribuição. A reforma previdenciária pretende aumentar o tempo para homens e mulheres se aposentarem de acordo com a idade, consequentemente aumentando também, o tempo de contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social.
As mudanças não serão aplicadas às pessoas que já estão aposentadas e as que estão na iminência de se aposentar. Já para os trabalhadores que já contribuem para a previdência, não haverá corte de idade para entrar nas regras de transição, há uma opção diferenciada para de contribuição para essas pessoas.
...