RESENHA 01-TRABALHO DA DISCIPLINA RESPONSABILIDADE CIVIL NOVAS TENDÊNCIAS
Por: phfmusashi • 3/11/2017 • Resenha • 385 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito Processual Civil
Resenha do Caso: A responsabilidade civil pela perda de uma chance no direito brasileiro
Nome do aluno
PAULO HENRIQUE DE FARIAS
Trabalho da disciplina:
TRABALHO DA DISCIPLINA RESPONSABILIDADE CIVIL: NOVAS TENDÊNCIAS
Tutor: Prof. MARCELO PEREIRA DOS SANTOS
São Paulo-SP
2017
Caso: publicado pelo autor GILBERTO ANDREASSA JUNIOR
TÍTULO
A responsabilidade civil pela perda de uma chance no direito brasileiro
REFERÊNCIA: Disponível em: http://andreassaeandreassa.adv.br/wp-content/uploads/2013/01/artigo13.pdf
INTRODUÇÃO
No artigo supracitado ocorreu um estudo sobre uma discussão que vem tomando conta dos tribunais pátrios, pois parte destes crê na existência de responsabilidade pela perda de uma chance, enquanto a outra parte acredita que ainda falta fundamentação legal para a concessão do benefício.
RESUMO
A teoria da perda de uma chance, possui grande relevância para o atual momento da civilização, vez que procura beneficiar as vítimas, quando estas se vêem privadas de uma realização pessoal iminente.
A responsabilidade civil por perda de chance reconhece a possibilidade de indenização nos casos em que alguém se vê privado da oportunidade de obter um lucro ou de evitar um prejuízo. Isto ocorre, pois nos dias de hoje a dignidade da pessoa humana, a solidariedade social e a justiça distributiva influenciam decisivamente toda a sistemática do dever de ressarcir.
CRITICA
O autor GILBERTO ANDREASSA JUNIOR elucida que a perda de uma chance exige, para que enseje o dever indenizatório, sua correlação com evento que impossibilite o ganho certo e seus elementos caracterizadores, deverão estar presentes, segundo a melhor doutrina, a conduta do agente, o resultado que se perdeu (assemelha-se ao dano) e o nexo causal entre a conduta e a chance perdida. Diante disso, pode-se analisar a teoria da perda de uma chance como uma nova
dimensão para o nexo causal e o dano, porém, sem abandonar totalmente os conceitos considerados clássicos.
No entanto o ordenamento jurídico brasileiro não prevê esta espécie de reparação de uma forma clara, sendo que fica a cargo da jurisprudência delimitar os limites de incidência. As situações mais corriqueiras perante este novo instituto reparatório, dizem respeito às atividades dos profissionais liberais, em especial as dos médicos e advogados.
O presente estudo teve como principal objetivo demonstrar a importância da responsabilidade civil para as pessoas, e o quanto a sua evolução influencia a sociedade em geral. Será importante o julgador evitar qualquer espécie de enriquecimento ilícito, haja vista a dificuldade em indenizar situações prováveis e futuras.
...