RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL
Por: eduardaboiczuk07 • 14/10/2019 • Dissertação • 600 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE DIREITO
EDUARDA BOICZUK DE MORAES
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL
Canoas
2019
O livro aborda inúmeros temas ambientais importantes que está sendo bem discutido nos últimos anos. Destaca as principais hipóteses de meio ambiente e educação, e também diversas maneiras de interpretações que o ser humano possui.
A Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona, e também pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Praticar a Responsabilidade Social é oferecer a sociedade produtos e serviços de qualidade, promover o bem individual e o bem comum, não causando danos ao meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável, não visa apenas o crescimento econômico acelerado, mas inicia um novo estilo e uma nova ética, de maneira a superar o economicismo que contamina o pensamento contemporâneo sobre o processo de desenvolvimento.
Há um capítulo do livro que apresenta à análise da concorrência dos dois grandes movimentos sociais contemporâneos: a responsabilidade social empresarial e o desenvolvimento sustentável, que, apesar de serem distintos, fizeram vir à tona o conceito de organização sustentável, cuja responsabilidade social é um meio para alcançar a sustentabilidade organizacional.
Cita também as dificuldades que atrasam a implantação do assunto ambiental nos cursos de Administração, é apontado a falta de entendimento sobre a importância da tecnologia para a preservação ambiental; e presença de discursos radicais, tanto em defesa do meio ambiente, quanto em defesa do processo de reprodução da economia capitalista, maneiras de enxergar a realidade que não estão em acordo com a ideia de desenvolvimento sustentável, que procura aliar os elementos ambiental, social e econômico ligados entre si a partir dos princípios de prudência ecológica, justiça social e eficiência econômica.
Concluo, portanto, que a obra não é só a reflexão e dialética, mas também a ação. O livro faz com que as percepções sobre as organizações podem proporcionar a uma sociedade aflita por seguir faltando com a responsabilidade sustentável, mas também dos diversos direcionamentos pelo qual podemos seguir e contribuir para melhorar e ter mais responsabilidades empresariais e sustáveis.
A obra não é s ó à refl exã o e dia l étic a, mas s obretu do à a çã o. Extrema me nte úti l
ta nto a os que s e i ni cia m no es tudo da temátic a , quant o a os que j á vivencia m a
Res pons a bi l i da de Soc i al E mpres a ri a l, s eja na a ca demia s eja em empres a que a o fi nal , o
lei tor terá cons eg ui do org a nizar mel ho r s uas i deias e perc epções s obre a s
cont ri bui ç ões que a s org a ni zaç ões podem dar a uma s o ci edade á vida por s eg uir
cons umi n do, ma s men os tol era nte à s external idades nega tivas
...