RESUMO – O MERCADOR DE VENEZA
Por: Simone Lopes • 15/4/2022 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS PIAUIENSE - FACAPI
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
PROFESSOR: WILSON SPÍNDOLA RODRIGUES SILVA
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
ALUNA: MARIA SIMONE LOPES PORTELA
RESUMO – O MERCADOR DE VENEZA
CAMPO MAIOR, 27 DE SETEMBRO DE 2021.
RESUMO – O MERCADOR DE VENEZA
Autor: William Shakespeare
Ano de publicação: 1596
Na Itália, no meio do século vinte, mas precisamente na cidade de Veneza, o preconceito religioso contra os Judeus era bastante vivenciado, chegando ao ponto que os Judeus precisavam usar chapéus vermelhos e foram excluídos pela maior parte da sociedade.
O filme ilustra a história de um cristão chamado Antônio que realiza um empréstimo com um judeu chamado Silock. Eles celebram um contrato onde estabelece que Silock reduziria os juros padrões, contudo eles firmam que o credor (Silok) poderia arrancar uma libra de carne do próprio devedor em caso de não pagamento, porém Antônio não se preocupa, pois possuía muitos bens para pagar a dívida.
Tal empréstimo seria para que um amigo de Antônio, chamado Passâmio, pudesse realizar seu casamento. No decorrer da historia Antônio acha que perde seus bens, o que faz com que Silok possa exigir o cumprimento do contrato.
O filme retrata a realização de um contrato de obrigações realizado entre duas partes, onde o devedor acaba não conseguindo cumprir com a obrigação de pagar o seu credor, então foi exigido o cumprimento do contrato, porém o tribunal decide que Silok (credor) poderia realizar o cumprimento do contrato arrancando a carne de Antônio, porém Silok não poderia derramar uma nenhuma gota de sangue do seu devedor e se descumprisse pagaria com sua vida. Silock não se conforma com essa decisão judicial e para não ser morto ficou acertado que ele deveria passar seus bens para o Estado e a Antônio, todavia Antônio recusou e propôs a Silock que ele deveria converter-se ao cristianismo, já que ele era judeu.
Nos dias atuais essa ilustração não poderia ser realizada, pois nosso Código Civil trás que apenas o patrimônio do devedor pode responder pela divida do mesmo.
...