Relação entre o livro ''Introdução ao Estudo do Direito'' e o filme ''Bee Movie: A história de uma abelha''.
Por: leandro777993 • 2/10/2020 • Dissertação • 527 Palavras (3 Páginas) • 1.343 Visualizações
Relação entre o livro ''Introdução ao Estudo do Direito'' e o filme ''Bee Movie: A história de uma abelha''.
O direito, em suas diversas interpretações, obteve na modernidade, em especial, no movimento capitalista, a sua especificidade, desvinculando-se, de certa forma, da moral e da religião e revelando sua particularidade.
Alysson Leandro Mascaro, com sua obra "Introdução ao Estudo do Direito'', visa ajudar os estudantes de direito na construção de uma bagagem de conhecimentos que serão utilizados na formação acadêmica e na prática profissional, além disso, com um objetivo crítico, vai estabelecer a relação entre o direito e o capitalismo, e os problemas decorrentes desse vínculo.
O filme ''Bee Movie: A história de uma abelha'', com a direção de Steve Hickner e Simon J. Smith, chegou aos espectadores em 2007 pela a Paramount Pictures, tendo como objetivo, além da comédia e entretenimento, criticar algumas práticas do capitalismo, como o consumismo exagerado, que obrigava as abelhas a trabalharem eternamente para suprir a ''necessidade'' humana, mostrando também, uma possível solução para tal problemática.
Segundo Mascaro: ''com o capitalismo o direito passa a ocupar um lugar específico no todo da vida", ou seja, todas as relações sociais capitalistas, como o trabalho e a mercadoria, passam a ser da esfera do direito. Nessa mesma obra, o autor fala do trabalho no sistema capitalista, onde a exploração do trabalhador é assegurada por um instrumento jurídico, um contrato assinado voluntariamente por um alguém que irá exercer um trabalho. Ainda sobre esse assunto, Mascaro diz que “o trabalho só passa a ser vendido pelo trabalhador por absoluta necessidade, na medida em que ele é afastado dos meios de produção, mas, formalmente, isso se compreende mediante o artifício jurídico do uso de sua própria vontade’’, partindo dessa premissa, tendo como base o filme ''Bee Movie: A história de uma abelha'', cabe fazer uma reflexão acerca da necessidade do trabalho das abelhas, bem, o capitalismo gera uma condição de nada possuir para o trabalhador, o que explica a necessidade de se vender a exploração, caso parecido com o sistema das abelhas, pois, por serem afastadas dos seus meios de produção, são submetidas a uma exploração para a vida inteira. Além do esforço eterno em suas vidas, as abelhas se encontravam, de certa forma, desamparadas pela a justiça, pois segundo o Mascaro, precisaria de um contrato e ainda, que comprador e vendedor, fossem sujeitos de direitos, fato esse que anda longe de ocorrer na obra cinematográfica. É nesse contexto de exploração que o Bee, com a ajuda da Vanessa, vai defender a soberania da sua espécie e o direito de posse do seu produto de trabalho, o mel, com um processo aos humanos. Ao fim do julgamento, com a vitória das abelhas e a posse de todo o mel do mundo em suas mãos, elas não precisam mais trabalhar, e a partir disso, pode-se perceber que a necessidade, o esforço de trabalho que tinham antes, era mais para atender ao capitalismo do que a sua própria subsistência.
Por fim, fazendo uma relação com o livro e o filme, pode-se perceber um paradoxo, pois, o direito que ganhou especificidade no capitalismo, foi o mesmo direito que ''derrubou''
...