Relatório de direito
Por: THAYS DIAS RANGEL • 16/4/2024 • Relatório de pesquisa • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 69 Visualizações
Campo Grande-MS,10/102023
Professor: Fernando Antonio Tavares de Barcellos Vieira
ONG corrente do Amor
Uma ONG a qual tive a imensa satisfação e prazer de conhece-la, e contribuir de forma ativa, e de grande aprendizado para todo uma vida, a ONG corrente do Amor esta localizada, em Campo Grande-Ms, no bairro Vila Nasser, rua: Tenente Lira, nº169, CEP:79118-480.
Aonde fomos recebido de forma respeitosa e cortez , a ONG se iniciou com sentimento de necessidade de ajudar a comunidade mais carente, e pouco assistida pelos poderes Governamentais ela se iniciou, através de pequenos encontros e lanches coletivos para as crianças carente da região, mais isso se estendeu aos pais da crianças que as levavam ate la. Com isso passaram ouvir as necessidades dos pais, e todos membros das famílias, sensibilizando-se com as diversas necessidades que as famílias tinham, eles procuram ajudas externas de outras pessoas gabaritadas em outras áreas que atendiam os relatos e necessidades das famílias, contando com a ajuda de voluntários como: psicólogos, fisioterapeutas, advogados e etc...
O alcance do estado não e suficiente para todos, visto que, o paìs possui uma alta taxa de indivíduos carentes de serviço e também de atenção básicas e o ingresso a essas comunidades nem sempre são fáceis.
O governo e seu papel fundamental, passa ausente em muitas de suas áreas de atenção faz-se as organizações sem fins lucrativos, os quais passam a serem únicas e protagonistas em determinadas situações.
A ONG corrente do Amor recebeu no ano 2018 a merecida medalha, ao merecido mérito, legislativo Zumbi do Palmares, considerada pela câmera municipal de Campo Grande- MS, concedida assim, como na defesa, como nos princípios do cidadão e na defesa da vida.
Uma parte considerável preocupante de 25% da população brasileira esta potencialmente a margem do sistema de justiça, impóedidas de reivindicar seus próprio direito por intermédio da Defensoria Publica. E o que aponta a pesquisa nacional da Defensoria Publica de 2022.
Buscamos através de pesquisas identificar como podemos empregar o conhecimento da disciplina do direito, das famílias e associações, propondo auxiliar, da maior necessidade do matrimonio, da união estável do parentesco, da tutela e da curatela. Ele se relaciona com direito sucessório (patrimônio de família ) direito das coisas .
Mas no que nos chamou muita atenção, foi caso que nos deparamos, uma mae separada com três filhos, passando por muitas dificuldades e privações. Acredito que tivemos um papel fundamental de intruçao e mediação nesse caso especifico, essa senhora com nome de Andreia de Oliveira Martins, mae de três filhos , separada, grau de escolaridade baixa e sem muito conhecimento juridico segundo seus relatos havia se separado alguns anos de seu esposo, conseguimos identificar, muitas magoas do passado , quando em oitiva com a mesma deixou por diversas vezes seus sentimentos e magoas aflorar e transparecer em lagrimas, nos relatando que seu Reinaldo Avila, havia deixado após 12 anos de casamento, em uma situação precária, aparentemente muito abalada, a princípio temos que ser imparciais! E saber manter serenidade para tentar passar um conforto a pessoa a qual estamos ouvindo mesmo que aquele relato esteja esfafelando por dentro. Nos diz ter passado por muitas necessidades, nesses três anos de separação.
Uma das coisas que nos atentou em seu relato seria o fato de que ela permitia que os filhos tivesse contato com o pai, seu Reinaldo mesmo morando no mesmo bairro não tinha contato com seu filhos com frequência.
Como temos que ser imparciais, em comum acordo, tivemos a ideia de ouvir também o pai das crianças , e assim fizemos um levantamentos colhemos informações do endereço do mesmo, então fomos procura-lo , mesmo com informações de sua ex esposa, de que com ele não havia dialogo. Andreia mae das crianças nos disse que não iria adiantar se ele se importa-se com os filhos, não teria- se, se separado deixando a casa com a esposa.
Sendo assim com aprovação e consentimento de todos do grupo, fomos tentar colher algumas informações com senhor Reinaldo, que se diga de passagem com um grau de receio muito grande.
Mas com a missão de ouvirmos a outra parte, ate mesmo porque toda a situação existe duas versões. Não podendo ser individualistas e auxiliando somente uma das partes, encaminhando dona Andreia a defensoria e expondo todos seus direitos tínhamos, que ouvir também a outra parte. Assim fizemos, colhemos as informações necessárias e fomos ate a residência de seu Reinaldo.
Quando la chegamos, temendo uma represaria nos deparamos com seu Reinaldo, ele veio nos atender com um certo receio, mas com um complemento cortez e educado, nos apresentamos e fomos convidados adentrar na sua residência, quando la adentremos, podemos constatar que ele tinha uma tristeza muito grande, em relação com a distancia dos filhos, conseguimos identificar que na parede da casa ele tinha diversas fotos de seus filhos, com dedicatórias de carinho com palavras carinhosas, aproveitando uma das oportunidades comentamos sobre seus filhos, sua expressão facial mudou com um sorriso e olhos cheios de lagrimas, nos relatou que luta todos dias de sua vida esperando que um dia possa estar com eles, e assim nos aprofundamos mais no assunto, fomos aos poucos o deixando confortavel a nos falar dessa situaçao
Seu Reinaldo nos disse ter uma enorme tristeza por ser impedido de ver seus filhos e prejudicados eram os filhos que também sofriam com toda esta situação , mas que eles não conseguiam enxergar o quanto isto influenciava na vida dos filhos .
Podiamos ver em seu olhar a tristeza com a falta de seus filhos ‘em todo o momento ele dizia como tenho saudades das minhas crianças perdendo a contabilidade do tempo
Falamos pra ele que o tempo iria ser desfavorável a eles , pois seus filhos estavam perdendo um tempo preciosa ao lado de seu pai , pois seus filhos precisavam de sua presença , e que deixassem de lado e ficasse de lado todas estas indiferenças entre os dois que quanto mais o tempo passasse muito mais a ferida iria se abrir , e só os dois tinham o remédio que amenizaria esta dor na alma e trazendo juntos uma ótica bem diferente aos seus filhos .
Que só eles dois poderiam mudar a historia de todos ,e que que não precisavam estarem juntos para que os filhos fossem felizes , mas sim com o dialogo amigável entre seus pais , e uma atenção das duas partes .
Conseguimos ver que os dois tinham dores , e que o passado poderia trazer um prejuízo drástico na formação daquelas crianças , sem um referencial paterno , pois Reinaldo tinha muita coisa boa a oferecer como pai , e não se tratava de abandono de afeto , mas sim de um impedimento materno , tínhamos que cuidar das duas partes , materna e paterna .
...