Resenha ambiental Memórias da educação ambiental
Por: Adri Santos • 2/7/2017 • Resenha • 606 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Resenha ambiental
Memórias da educação ambiental
O meio ambiente vem sendo tranformado a cada momento da historia a cada década vem se adptando as modificações da sociedade e a sociedade se adptando as leis ambientais que surgiram para garantir um contole do mode de se explorar o meio ambiente.
A primeira lei específica sobre meio ambiente surgiu apenas em 1981, com a Política Nacional de Meio Ambiente. Até então, o máximo que era exigido dos empreendedores era a indenização dos donos de terras que seriam afetadas pela obras. De lá para cá, surgiram várias leis e decretos para disciplinar a questão, como as audiências públicas e a compensação ambiental.
Sendo por esse meio coercitivo que o estado tenta ter mais controe contra a paluiçao, desmatamento descontrolado, e outros tipos de poluição como as fabricas que descartao resíduos ,contaminando o solo e os rios com as leis ambientais eles tem que ter um descarte correto dos resíduos conto daminantes.
No século xx o meio ambiente lutas no Brasil principalmente contra o desmatamentoda da mata Atlântica, as contruçoes de mais usinas hidrelétricas, o controle da pesca em períodos de reprodução (piracema), debates para a prevenção da extinção de algumas espécies.
Já no século seguinte continua a luta contra o desmatamento na floresta a Amazônica e não conseguimos barrar a construção de de mais uma hidrelétrica e ameaça de usina nuclear, o governo se aperfeiçoou na roubalheira. Tendo esta grande dimensões no dias atuais grande espaço na mídia, rádios e televisão e jornais cada vez mais falam da delação premiada e dos grandes roubos dos políticos que de uma forma indireta também afetam o meio ambiente.
o indivíduo voltou sua atenção para a água, o ar e a vida selvagem.
Em 1971 foram realizados o Acordo de Copenhague, sobre cooperação entre estados escandinavos na luta contra a poluição do mar, a Convenção de Bruxelas, para a criação de um fundo de indenização para danos similares, e a Convenção de Ramsar, sobre a conservação das zonas úmidas de importância internacional.
Já em 1972, o destaque se deu para a Convenção de Londres, cujo fito foi a proteção das focas da Antártida, a Conferência de Estocolmo, que marcou o início da moderna formulação da questão do meio ambiente global, como objeto de políticas públicas, a Convenção Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, sobre a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, e, também, ao chamado Relatório do Clube de Roma, que vendeu trinta milhões de exemplares e contribuiu para despertar a atenção do mundo sobre a importância dos recursos naturais, modelos de consumo e crescimento demográfico.
A ONU em 1974 a pubicaçao da Carta dos Direitos e Deveres Econômicos dos Estados,em 1978 surgiram os princípios de conduta relativos à conservação e utilização harmoniosa dos recursos naturais compartilhados por dois ou mais Estados.
A conservação da vida selvagem e do meio natural se deu na convenção de Berna .
Convenção de Genebra, que criou um quadro europeu de cooperação em matéria de poluição atmosférica de longa distância.
as décadas de 70, 80 e 90 foram o despertar das nações para a preocupação com o meio ambiente, porém, há de se enaltecer o fato de que a problemática com os recursos naturais, nestes períodos, foi caracterizada pela participação quase que somente de países ricos.
...