Resolução questionário da matéria meios adequados de resolução de conflitos
Por: alicetayumi • 18/11/2021 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Meios Adequados de Resolução de Conflitos
1. O que significa resolver efetivamente um conflito? Como diferenciar uma resolução ruim de outra boa resolução do conflito: a satisfação das partes, um ideal de justiça ou o melhor aproveitamento da situação de conflito?
R: Pode-se dizer que um conflito foi efetivamente resolvido quando as partes chegam a uma solução através do consenso, que seja satisfatória para ambas as partes, de maneira justa e imparcial. Uma das maneiras de se diferenciar a resolução ruim da boa, é quando se perde o controle da negociação o qual uma das partes procura impor mais benefício do que o correto, obtendo uma forma distinta da ideal de justiça, quando se evidencia uma situação de desiquilíbrio.
2. Como diferenciar uma negociação que resolve o conflito de uma negociação que cria valor? O que significa “deixar um valor na mesa”?
R: As negociações que resolvem conflitos estão correlacionadas com a obtenção de um acordo entre as partes, para que ocorra um consenso objetivo e positivo entre ambos. Ao passo que as negociações que criam valores, demanda que uma das partes possua a intenção de negociar objetivando a maior parte, e não entrar em consenso logo de primeira, com isso, terá início um conflito novo.
É dito que é deixado valor na mesa quando ocorre da negociação deixar alguma parte, ou o que não havia sido abordado, algo fora do acordo, ainda não foi definido sobre o que fazer sobre esse valor, devendo não ser esquecido sobre a mesa, sendo importante refletir antecipadamente o que fazer em relação a esse valor.
3. Qual o papel do brainstorming na criação de valores na negociação?
R: O brainstorming, técnica que consiste em uma sessão de conversa sobre uma determinada questão, onde todos os participantes contribuem espontaneamente com ideias. Ela faz com que as partes tenham o máximo de ideias possíveis para resolver o conflito. Essas ideias podem ser lapidadas ou descartadas ao decorrer da conciliação.
4. Qual a importância de imaginarmos a criação de valores e a distribuição como negociações independentes?
R: A criação de valores é de fundamental importância para assegurar que ambas as negociações serão independentes, não irão interferir uma na outra. É sensato que não se trabalhe somente com o valor que está sendo negociado entre as partes, mas gerar novos valores com a junção das duas partes, visando uma futura distribuição.
5. Quando identificar que um acordo é inviável?
R: O acordo se torna inviável quando se torna muito mais oneroso para uma parte do que para outra, ou quando alguma das partes não está disposta a entrar em consenso, demonstrando desinteresse em manter a negociação levando a outa parte acreditar que seus motivos não são de suma importância, bem quando uma das partes não revela seus interesses, tampouco mostra desejo em conhecer os da parte contrária. Nesses casos, não há vantagem em prosseguir negociando porque não há zona de possível acordo.
...