Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável
Por: Mariana Freitas Damaceno • 1/11/2018 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 3.298 Visualizações
RESENHA
José Carlos Barbieri; José Emanuel Reis Cajazeira.
Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável
Trata-se de um tema bastante discutido nos últimos anos, a questão ambiental. Especialmente com a propagação da consciência ecológica por ações governamentais.
A obra apresenta um estudo preciso e profundo sobre os labirintos atravessados pela questão ambiental no Brasil e no mundo, tratando também a Educação Ambiental.
A introdução convida o leitor a apreciar o livro que está dividido em seis capítulos estruturados para facilitar a leitura e torná-la mais interessante.
O primeiro capitulo traz o cenário da emergência da Educação Ambiental no mundo, destacando as principais suposições de meio ambiente e educação e as ambas maneiras existentes de interpretação que o ser humano possui.
O segundo capitulo é aplicado à discussão dos documentos criados a partir de convenções e encontros internacionais em defesa de um novo modelo de desenvolvimento que esteja de acordo com a preservação do meio ambiente.
O capitulo três é dedicado ao debate da legislação, análise dos instrumentos legais com relação à Educação Ambiental. Aborda também os avanços conquistados pela execução do Plano Nacional de Educação Ambiental no Brasil, incluindo avaliação de especialistas sobre os fatores que dificultam e facilitam a Educação Ambiental.
Os capítulos quatro, cinco e seis são dedicados a Educação
Ambiental nos cursos de Administração. O capitulo quatro discute a criação e a evolução dos cursos de Administração no Brasil, também são analisadas as três mais importantes leis do Ministério da Educação (MEC) que constituem as competências e habilidades que um profissional formado nos cursos de Administração deve possuir.
O quinto capitulo está concentrado nas dificuldades práticas que retardam a implantação da temática ambiental nos cursos de Administração. São apontados problemas como visão equivocada sobre a importância de abordagens multi e transdisciplinares no curso de Administração; falta de entendimento sobre a importância da tecnologia para a preservação ambiental; e presença de discursos radicais, tanto em defesa do meio ambiente, quanto em defesa do processo de reprodução da economia capitalista, maneiras de enxergar a realidade que não estão em consonância com a ideia de desenvolvimento sustentável, que procura aliar os elementos ambiental, social e econômico, articulados entre si a partir dos princípios: prudência ecológica, justiça social e eficiência econômica.
O sexto e ultimo capitulo apresenta uma orientação direcionada a criação de disciplinas relacionadas à gestão ambiental nos cursos de Administração. Esta ação não contempla totalmente a legislação vigente sobre a Educação Ambiental, mas apresenta um ponto de partida para a mudança não só dos cursos de graduação, também para a construção do perfil profissional do aluno que se formar na faculdade.
A obra é um manual completo da Educação Ambiental, dedicada a mudança de mentalidade e alteração curricular que deve se influenciar aos cursos ligados a Ciências Sociais.
...