Resumo Inquérito Policial
Por: F250 • 10/5/2015 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
Leandro de Melo Passos
Inquérito Policial
*O inquérito policial é um procedimento destinado à colheita de provas.
*Características do inquérito policial:
- escrito: todo o ocorrido é reduzido a termo.
- inquisitivo: não tem (contraditório e ampla defesa, art.5° inc. LV da C.F.), pois estes são aplicados somente no processo e o IP não é processo é procedimento.
- sigiloso: diferentemente do processo que é público (exceto o que correr sob segredo de justiça), a autoridade vai assegurar o sigilo do inquérito policial (art. 20 CPP), existem exceções para as quais o sigilo do inquérito policial não se estendem, como por exemplo o juiz, o MP, e o advogado .
- dispensável: é possível iniciar uma ação penal sem o inquérito policial, mas as provas são indispensáveis.
*não há nulidade no inquérito policial, pois ele não é processo, então se houver vícios não será anulado, mas somente diminuirá o valor probatório, e poderá acarretar o relaxamento da prisão em flagrante
*não pode mais ser declarado a incomunicabilidade do preso nos termos do (art. 21 do CPP LETRA MORTA)
*Tempo que o delegado tem para a conclusão do inquérito:
- quando o indiciado está preso o inquérito policial deve durar até 10 dias, sem prorrogação, caso isso ocorra caberá o relaxamento da prisão.
- quando o indiciado estiver solto o inquérito poderá durar até 30 dias, podendo ser prorrogado quantas vezes for necessário desde que haja provas e o crime não esteja prescrito.
--- Lei 11.343/2006 Lei de drogas
- preso: 30 dias
- solto: 90 dias
Se houver requerimento do delegado de polícia o juiz poderá duplicar o prazo para conclusão do inquérito no caso desta lei.
*indiciamento: é o conjunto de fatos que mostram que aquela pessoa que está sendo investigada realmente é uma forte suspeita da prática da infração; ou seja, há indícios contra aquela pessoa.
* A peça que dá o encerramento ao inquérito policial é o relatório feito pelo delegado, e pode o promotor descordar do pedido feito pelo delegado.
* O promotor tendo em mãos o inquérito policial poderá:
- oferecer a denúncia: se o promotor achar que já tem o conjunto de provas necessárias para embasar uma ação penal, ele denuncia baseado no inquérito policial; e o juiz poderá aceitar ou rejeitar essa denúncia.
- pedir o arquivamento do inquérito policial: e caberá somente ao juiz decidir se o inquérito será arquivado ou não. E se o juiz discordar o promotor deverá remeter os autos ao procurador geral (nos termos do art. 28 do CPP).
CPI – COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO: é uma investigação feita pelos parlamentares, e para ser criada precisa de assinatura de 1/3 dos parlamentares, e investiga fato certo por prazo determinado
Após arquivado o inquérito policial ele poderá ser reaberto, quando surgirem novas provas.
REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO – 360 dias poderá durar, na infração grave poderá prorrogar somente o juiz pode decretar, e o prazo máximo é 1/6 da pena.
AS ALGEMAS podem ser usadas em caso de risco de fuga, resistência no ato da prisão, ou quando o sujeito coloque em risco a sua segurança ou segurança de terceiro.
...