SCORE DE CRÉDITO
Por: NEPOMUCENOGB • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
CAMPUS: ARARAQUARA
DIREITO
SCORE
Súmula 550 do Superior Tribunal de Justiça
Araraquara – SP
2018
SCORE
Súmula 550 do Superior Tribunal de Justiça
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado como exigência
para a avaliação do oitavo/nono
semestre, do curso de Direito da
Universidade Paulista.
Orientador:
Araraquara - SP
Sumário:
1. Introdução...............................................................................................................1
2. Problema Apresentado..........................................................................................2
3. O que é score e como ele é praticado..................................................................3
4. Por que esse assunto gerou uma súmula do STJ..............................................5
5. O que são bancos de dados e como são regulados...........................................8
6. Conclusão.............................................................................................................11
7. Referências Bibliográficas..................................................................................12
Introdução:
O presente trabalho busca a realização de pesquisas sobre o sistema de score, visando alguns pontos chaves para a compreensão do sistema como um todo. Vamos abordar alguns questionamentos como: O que é score e como ele é praticado, o motivo do assunto ter gerado uma Súmula do STJ, o que são bancos de dados e como são regulados. Por fim, nossa conclusão referente à decisão de STJ e se o sistema de score é considerado um bancos de dados.
Problema Apresentado:
A Súmula 550 do Superior Tribunal de Justiça, de 14 de outubro de
2015 está redigida da seguinte forma:
“ A utilização de score de crédito, método estatístico de avaliação de risco
que não constitui banco de dados, dispensa o consentimento do consumidor,
que terá o direito de solicitar esclarecimentos sobre informações pessoais
valoradas e as fontes dos dados considerados no respectivo cálculo.”
O que é score e como ele é praticado:
O score de crédito teve sua origem no EUA, por David Duran em 1941, denominado como “Risk Elements in Consumer Installment Financing”. Desenvolvida a técnica estatística para distinguir os bons e os maus empréstimos, atribuindo-se pesos diferentes para cada uma das variáveis presentes. Passou a ser amplamente utilizado no EUA na década de 60 nas operações de crédito ao consumidor, principalmente para a concessão de cartão de crédito.
Credit scoring, credscore ou score é um método utilizado por lojas, empresas e instituições financeiras para analise de concessão de crédito, podendo conceder ou não crédito ao consumidor que solicitar empréstimo ou financiamento.
Credit scoring, avaliação é feita através de fórmulas matemáticas, considerando variáveis de idade, profissão, a finalidade da obtenção do crédito, sexo, estado civil, renda, número de dependentes, histórico de outros créditos já solicitados anteriormente, endereço etc.. Feita tal avaliação, é atribuído uma espécie de pontuação (score) para o solicitante do crédito. Pessoas de determinados sexo, idade, profissão são consideráveis mais ou menos inadimplentes. Se classificado como bom pagador ele recebe uma pontuação maior.
Quanto maior a pontuação liberada, mais fácil à liberação do crédito solicitado, isso significa que menor seria o risco de conceder o crédito para aquele consumidor. Existe uma escala de 0 a 1000 e quanto maior a sua pontuação mais certa é a aprovação do crédito, pessoas de até 300 pontos possui um risco de inadimplência e pode ter o empréstimo negado, mas quem possui de acima de 300 e 700 pode conseguir determinados tipos de créditos, como cartão de crédito, financiar o carro próprio e outros. Acima de 700 é considero baixo risco, ajudando em aprovações de empréstimos com valores mais elevados.
Lembrando que o score não é banco de dados de consumidores é, na verdade uma metodologia de calculo do risco de crédito. Podendo o consumidor consultar seu score através das empresas especializadas em análise de crédito como: Boa vista e a Serasa. O consumidor pode ter seu score aumentado pagando as dívidas e mantendo em dia, dessa forma o cadastro fica positivo.
No Brasil é lícita a utilização do credit scoring como sistema de avaliação do risco de concessão de crédito, pois o STJ entende que a prática esta autorizada pelo art. 5°, IV e também pelo art.7°, I, da Lei n°12.414/2011 (Lei do Cadastro Positivo), pois se refere sobre os direitos do cadastrado nos bancos de dados, menciona indiretamente a possibilidade de existir a análise de risco de crédito. Conforme demonstrado abaixo:
“Art. 5º São direitos do cadastrado: IV - conhecer os principais elementos e critérios considerados para a análise de risco, resguardado o segredo empresarial; (...)
Art. 7º As informações disponibilizadas nos bancos de dados somente poderão ser utilizadas para:
I - realização de análise de risco de crédito do cadastrado”
Para licitude do score é, necessário que o mesmo respeito os limites estabelecidas por lei, ou seja, o sistema d proteção do consumidor no sentido da tutela da privacidade e da máxima transparência nas relações negociais. Assim podemos apontar duas exigências impostas ao score de crédito:
...