SEGUE CORREÇÃO DO TRABALHO APLICADO SEXTA-FEIRA
Por: gabrielfonseca • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 408 Visualizações
SEGUE CORREÇÃO DO TRABALHO APLICADO SEXTA-FEIRA ( 01 DE ABRIL):
- Sobre as relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se afirmar que:
a) A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
b) A sociologia só é capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes.
c) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
d) A questão das mudanças sociais é um tema que se tomou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar “era pós-industrial” e globalização.
e) A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.
- Considerando o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir:
I – Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.
II – Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vidente em benefício das classes dominantes.
III – A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV – A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão;
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
- I e II B) I, II e III C) I, II e IV D) II e IV E) II, III e IV
- O objeto da sociologia pode ser reconhecido pelo poder de coerção externa que exerce ou é capaz de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder se reconhece, por sua vez, seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela resistência que o fato opõe a toda tentativa individual de fazer-lhe violência.
De acordo com essa afirmação identifique seu idealizador e explique as principais características.
Weber, que conceituava: É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
Pode-se destacar suas principais características:
EXTERIORIDADE: Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, pois quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada.
COERCITIVIDADE: A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades ou escolhas;
GENERALIDADE: Repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles. Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo;
04) Segundo Durkheim : O crime é normal, necessário e útil, sendo que muita vezes, ele constitui uma simples antecipação da moral futura. Apesar dessa conceituação não se coadunar com os princípios éticos e morais da sociedade moderna, quais os fundamentos demonstrados por Durkheim?
Durkheim classifica fatos normais como fatos generalizados ou aqueles que contribuem para a adaptação ou evolução da sociedade (incluindo os que provocam sanções). Assim para que se caracterize um fato patológico, segundo o autor, seria necessário a presença da característica da transitoriedade e excepcionalidade, além de ameaçar a harmonia e o consenso da sociedade, extrapolando os limites estabelecidos pela ordem social e/ou pela moral vigente, pois enfraqueceriam os órgãos vitais de uma sociedade, levando-a a um estado de caos ou anomia.
05) De acordo com o pensamento de Parsons como podem ocorrer mudanças sociais?
Através da interação social. Isto porque toda ação social é caracterizada pelo processo de interação, em que cada ator (ego) se dirige sempre a outra pessoa (alter) levando em consideração as reações desta pessoa, assim como influências que poderá exercer sobre ela.
A observância dessa cultura comum é condição necessária para que o ego seja compreendido pelo alter para que o ego obtenha o tipo de reação que espera do alter. Assim, irá surgindo um padrão de expectativas mútuas que se transformam num conjunto de normas aceitas por ego e alter, como obrigatórias para si próprios.
...