Sociedade da informação
Por: Rodrigo_mls • 20/4/2015 • Abstract • 4.114 Palavras (17 Páginas) • 171 Visualizações
DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
ADVENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
1. Intelecção Temática
- Sociedade da Informação como era subsequente à pós-modernidade: Matéria referente à sociologia, uma vez que trata de sociedade. Está diretamente ligada à era da pós modernidade, quando o direito compreende fatores e fenômenos tais quais a hipossuficiência, o direito do consumidor, a proteção dos direitos transindividuais, direito ambiental, etc.
- Sociedade da Informação como ambiente impactado por novas tecnologias – Tudo que temos ou pegamos gira em torno da sociedade da informação hoje.
- Sociedade da Informação como ambiente de negócios e social
- Sociedade da Informação como política pública
O professor não acredita que a tecnologia aproxima as pessoas, possuindo assim, um lado bom e outro ruim.
Lado negativo – exposição de informações pessoais nas redes sociais.
Hacker – não se utiliza das informações que conseguiu.
Cracker – tira informações e rouba tudo da pessoa.
O padrão da moral não está certo, afinal, tanto o hacker como o craker invadiram as informações de outra pessoa, segundo o professor, eles não deveriam nem ter entrado no sistema ou no computador de outras pessoas.
2. Visão Histórica Evolutiva
- Criação das primeiras redes Comunicacionais (ARPANET) – rede militar antiga, chamada de ARPANET. As numerações foram divididas por países e dentro destes números o país distribuía a rede conforme quisesse.
- Preparo das Telecomunicações – Universalização – tínhamos um problema de telecomunicação, linha telefônica era caríssima. Houve a universalização das linhas telefônicas – mandaram as linhas telefônicas para locais longínquos, explorados pelas empresas estrangeiras. Começaram a diminuir os preços das linhas telefônicas.
- Criação da Infraestrutura de base Tecnologia (autoestradas)
- Desenvolvimento das políticas públicas
DATA 10.02.14
AUTOESTRADA DA INFORMAÇÃO
Introdução:
-É a infraestrutura desenvolvida com o uso de tecnologias informacionais, que possibilita o acesso à nuvem de internet, a comunicabilidade e o tráfego de veículos digitais contendo em seu interior bits e bytes advindos da escrita, imagem, sons, mídias, voz, etc.
infraestrutura por meio da qual trafegam veículos digitalizados (bits e bytes), gerando conectividade com a nuvem de internet, comunicabilidade, comutatividade.
Conceito:
-Obrigação de universalizar – levar a comunicabilidade aos pontos mais longínquos do País.
Uma das obrigações das empresas que participaram das licitações foi fomentar a estrada telecomunicacional e fazer a universalização das telecons e dar acesso, levando a comunicação aos pontos mais longínquos do país. A partir disso, as pessoas tiveram acesso maior às linhas telefônicas.
Foi possibilitada pela privatização que houve no Brasil no setor das Telecomunicações. As pessoas passaram a ter acesso às linhas telefônicas, porém nunca fomos proprietários, temos somente o direito de uso.
A conexão com a internet era barulhenta, pois era discada. Caía a internet o tempo todo. -- Acesso antigo por linha discada, os comps não se comunicavam entre si a não ser que montasse uma rede interna (anos 80-90).
A internet podia ser vista então como uma nuvem com base tecnológica (não confundir com a nuvem de hoje em dia com armazenamento de dados). Dentro da nuvem tem ramificações, e cada ramificação desta é uma autoestrada ou info-via que consiste em uma rodovia informacional.
Passamos a entender que o conteúdo tem valor, pois atrai o internauta.
Após, a internet foi confundida com uma nuvem com base tecnológica, que permite que o que temos hoje de internet venha a funcionar.
Atualmente tudo é transformado em bites e bytes e vai para dentro da nuvem, através de infovias.
Essa infovia desenvolverá a velocidade de comunicabilidade com a nuvem.
A tendência é que essa nuvem passe cada vez mais coisas por ela; essa nuvem acabou gerando uma terceira via: v.o.i.p. = voice over internet protocol - revolucionando as comunicações. A grande vantagem do sistema é o custo. Tem imagem, som e imagem e som.
A sociedade da informação criou a infraestrutura básica, o Brasil encontra-se na era da sociedade de informação.
OU SEJA, As autoestradas são as ramificações da internet, também chamadas de infovia. Seria uma espécie de rodovia informacional. A tendência é que o sinal para se conectar a nuvem, seja gratuito e disponível em diversos locais públicos, como parques, shopping, etc.
O Estado passa a prover esse acesso, como forma de viabilizar o acesso à informação. Direito constitucional de poder navegar.
A internet não tem dono, mais essa rede mundial possui dono, pois para cada País foi dado um numeral e todos funcionam a partir desse número. Cada número de domínio representa um endereço. -- A internet não tem dono, mas tem divisões. Cada Estado tem um numeral, e cada comp e seus IP funcionam com base nesse numeral e na série de números baseado na codificação
...