TRATAMENTOS ESTÉTICOS E A RESPONSABILIDADE CIVIL.
Por: Priscilla Falavigna • 19/3/2017 • Projeto de pesquisa • 371 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Número de Inscrição : 0000120.64
Área do congresso: Ciências Sociais Aplicadas
Título ( em Português ) : TRATAMENTOS ESTÉTICOS E A RESPONSABILIDADE CIVIL.
Título ( em Inglês ) : Esthetic and civil liability treatments.
Autor: BARBOSA P.F.
Endereço do autor : Graduanda do VII semestre do curso de Direito no Centro Universitário de Araras “ Dr. Edmundo Ulson” Araras SP – RA 13100-32 , prifb_esc@yahoo.com.br.
Palavras Chaves : Responsabilidade Civil ; Estética; Código de Defesa do Consumidor; Indenização; Erros de procedimentos estéticos.
Resumo:
Com o surgimento de novas profissões e com as facilidades nos tempos atuais de ingressar a universidades, estão surgindo novos profissionais atuantes no mercado e consequentemente alguns resultados não satisfatórios de seus trabalhos. O presente trabalho, traz em suas laudas a apresentação de uma nova profissão e de um novo profissional e também sua conduta diante dos seus clientes e tratamentos e como recorrem ao direito diante de um dano que sofreram. Como responsabilizar civilmente diante de danos causados, buscar jurisprudência atual, muitas vezes usar analogia, pois o referido conteúdo não trata de responsabilidade civil de médios e outros profissionais da área da saúde, mas sim de um profissional especifico o esteticista, como foi dito anteriormente é uma nova área de atuação, uma nova profissão, apesar de todos falarem da estética, mas a profissão é nova. E necessário buscar conhecimentos e estudos no âmbito do direito, pois os danos causados por maus profissionais dessa área acarreta consequências graves aos seus clientes, esses por sua vez buscam na justiça soluções para solucionar a lide, responsabilizar o causador do dano e pedir indenizações. Nos dias atuais os padrões estéticos tanto do homem e da mulher mudaram e ambos buscam tratamentos em clinicas de estética e em esteticistas autônomos. É um tema de muita repercussão pois a própria sociedade tem mais informações e buscam seus direitos, os próprios profissionais da área da Estética Cosmética , donos de clínicas e estudantes , também se preocupam e buscam ter conhecimento na área da responsabilidade civil, é raro encontrar doutrina e jurisprudência nessa área , que são bases legais para um boa defesa , muitas vezes é usado a analogia de processos semelhantes , mas de outras áreas da saúde, como fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos.
...